Com algumas medidas simples, nós podemos economizar água nas lavagens de roupas, aproveitando melhor o desempenho da nossa máquina e impactando menos o meio ambiente.
Neste texto, reunimos algumas práticas que podem te ajudar a colocar isso em prática na sua casa também. Não deixe de conferir!
Aprenda a economizar água nas lavagens de roupas com estes truques
Existem diferentes truques que podem nos ajudar a economizar água nas lavagens de roupas. Esses truques, aos poucos, podem se tornar hábitos simples do dia a dia, que farão a diferença na conta de água – e no meio ambiente. Confira as ideias que trouxemos:
1. Tente acumular mais roupa
Apesar de parecer mais prático lavar, estender e recolher poucas peças de roupa, o ideal é que acumulemos uma maior quantidade, para não usar tantas lavagens e tanta água.
Afinal, uma máquina cheia de roupa e cheia de água pode consumir menos do que várias vezes a máquina sendo ligada no nível 1. Faça as contas e comprove.
Entretanto, acumular mais roupa não é o mesmo que sobrecarregar a máquina, ok? Mantenha o equilíbrio.
2. Escolha os ciclos de lavagem corretamente
Algumas pessoas ainda cometem o equívoco de achar que a lavagem mais longa é sempre a melhor. Na verdade, não é bem assim.
Algumas peças podem, realmente, precisar de lavagens mais longas, com mais “entra e sai” de água. Porém, quando isso não for uma necessidade real, prefira ciclos mais curtos, pois eles vão te ajudar a economizar água nas lavagens de roupas.
3. Evite o enxágue duplo
O enxágue duplo também não precisa fazer parte de toda e qualquer lavagem. E se você tem sentido que esse enxágue extra está sendo necessário para remover o excesso de sabão e amaciante, considere reduzir o uso desses produtos para não ter que passar as peças de roupa tantas vezes pela água.
No fim das contas, você economiza água, energia, produtos de limpeza e até roupas, que serão expostas a menos lavagens e tendencialmente irão durar mais por isso.
4. Aposte no molho
O molho também pode ser um grande ajudando de quem quer economizar água nas lavagens de roupas. Sabe por quê? Porque você vai poder ajudar a roupa a soltar mais a sujeira, antes mesmo de ir para a máquina.
E se ela estiver com a sujeira mais solta, pode ser lavada em um ciclo mais curto e sem a necessidade de enxágue extra, por exemplo.
Sendo assim, tente deixar as peças mais sujas de molho para facilitar a lavagem como um todo.
E, ah! Lembre-se que a água do molho, se estiver em uma bacia ou balde, pode ser usada para lavar a calçada também.
Reaproveitar a água também é uma boa ideia
Reaproveitar a água também é uma forma de economizar e de ter um consumo mais sustentável. Por exemplo, o reuso da água com amaciante, que foi usada para lavar peças delicadas, pode ser ideal para lavar os panos de chão, também dentro da máquina.
Assim, a água é usada de forma consciente e você reduz o consumo desse bem tão precioso. Pense nisso!