Pode ser desafiador secar as roupas em dias de chuva, especialmente quando ficam dias e dias chuvosos seguidamente. Porém, algumas estratégias simples podem nos ajudar na hora de melhorar o processo de secagem, acelerando de forma efetiva.
Quer saber quais são essas estratégias? Então confira o nosso guia de hoje e saiba mais!
Dicas para secar as roupas em dias de chuva
Existem diferentes maneiras de secar as roupas em dias de chuva, sem ter que deixar a peça no varal durante dias seguidos. Entretanto, é necessário reservar um tempinho para algumas técnicas, enquanto outras funcionam de forma mais automática.
Escolher a que você acha que funciona melhor na sua casa é um bom ponto de partida. Veja as ideias que trouxemos:
1. Use a ajuda do ar-condicionado
O ar-condicionado pode ser um grande aliado quando o assunto é secar as roupas em dias de chuva. Isso porque, esse equipamento age deixando o ar do ambiente menos úmido, ou seja, ajuda a remover o excesso de umidade de todo o espaço. Consequentemente, pode ajudar a deixar as peças secas mais rapidamente.
Sendo assim, você pode usar um varal de chão para pendurar as suas roupas em uma área da casa que tem ar-condicionado. Depois, basta deixar o ambiente climatizado e aguardar a secagem.
2. Posicione um ventilador em direção às roupas
O ventilador também pode te ajudar a secar as roupas em dias de chuva. Lembre-se de direcioná-lo para aquelas peças que demoram mais tempo para secar, pois dessa forma será mais fácil acelerar o processo.
Além disso, se quiser potencializar o uso do ventilador, você pode usá-lo junto com o ar-condicionado, acelerando ainda mais a secagem das roupas.
3. Use toalhas em peças encharcadas
Se porventura você precisou lavar alguma roupa na mão, e não pode usar a centrífuga por ser uma peça sensível, é interessante usar uma toalha seca, limpa e com uma boa capacidade de absorção para te ajudar.
Para isso, você deve estender essa toalha em uma superfície plana e, em seguida, esticar a roupa molhada em cima dela. Depois, enrole tudo como se estivesse fazendo um rocambole.
Assim que fizer o rolinho, aperte-o suavemente, para que a toalha consiga absorver a água da roupa em questão.
Repita se necessário, e depois pendure normalmente – ou siga as dicas que demos antes.
4. Deixe espaço entre as peças
Não adianta querer secar as roupas em dias de chuva e deixar todas elas amontoadas no seu varal. Elas precisam de um bom espaço para que o vento possa circular e, consequentemente, ajudar a secar.
O ideal é deixar cerca de 5 a 8 cm entre uma peça de roupa e outra. E quanto mais na “pontinha” você pendurar cada peça, mais fácil será para secar.
5. Cuidado com o excesso de amaciante
Por fim, evite usar muito amaciante, pois o produto pode ser responsável por dificultar a secagem das peças. Só use a quantidade necessária e, se possível, nem use, pois assim as peças tenderão a secar com mais facilidade.
Boa sorte!