Manter os cuidados com tapetes é essencial para que eles durem muito tempo e sempre mantenham a nossa casa decorada e bonita. Afinal, eles fazem toda a diferença em qualquer ambiente, concorda?
Pensando nisso, preparamos este guia com dicas que vão te ajudar a cuidar dos seus tapetes das melhores formas possíveis. Acompanhe.
Cuidados com tapetes: Saiba quais são os essenciais
Existem diversos cuidados com tapetes que devemos colocar em prática com uma certa frequência. Esses cuidados ajudam a prevenir desgastes excessivos, ao mesmo tempo em que garantem uma limpeza mais segura do tapete. Confira só as possibilidades que trouxemos:
1. Higienize, mas não exagere no aspirador
Usar o aspirador de pó para higienizar os tapetes é, realmente, uma boa ideia em muitos casos. Dessa maneira, é possível remover ácaros e outras sujidades que acabam impregnando nas fibras.
Porém, dependendo do tipo de tapete que você tem em casa, o uso excessivo do aspirador de pó pode ser um problema, porque acaba desgastando as fibras. Portanto, cuidado com o excesso, ok?
2. Evite exposição direta ao sol
O sol também não é um grande amigo dos nossos tapetes. Embora você possa secar o tapete no sol, caso isso seja indicado pelo fabricante, a exposição excessiva pode danificar as fibras, deixando o tapete menos macio.
Além disso, dependendo das cores do tapete, pode ser que ele acabe desbotando se você o colocar excessivamente no sol.
3. Gire o tapete regularmente
Ao invés de sempre deixar o tapete na mesma posição, que tal ir girando ele, ao longo dos dias? Dessa maneira, o desgaste da superfície do tapete acontecerá de um modo mais uniforme, não danificando apenas uma área pela qual as pessoas costumam passar mais.
4. Não use tapetes para arrastar móveis
Sabemos que, às vezes, mover um móvel de lugar pode ser algo bem trabalhoso, para não dizer impossível. No entanto, usar tapetes embaixo dos móveis, como forma de deslizar melhor, pode não ser uma boa ideia.
Se você realmente quer investir em cuidados com tapetes, evite esse tipo de hábito na sua casa. Afinal, o peso do móvel e o ato de puxar o tapete podem deformar as fibras e deixar um aspecto nada interessante.
5. Fique atento ao tráfego de pessoas
Procure comprar tapetes sempre de acordo com o tráfego de pessoas que têm em cada cômodo.
Quanto mais pessoas passam pelo mesmo ambiente todos os dias, mais resistente deve ser o tapete.
Deixe os mais sofisticados para aquelas áreas da casa onde não há tanta gente caminhando o dia inteiro. Assim será possível preservar melhor os seus tapetes, especialmente os mais caros.
6. Higienize da forma correta
Por fim, procure sempre higienizar de forma correta para manter os cuidados com tapetes. Isso significa que não é adequado usar qualquer tipo de produto de limpeza nesses casos. Sempre considere as indicações dos fabricantes e, caso você não saiba como limpar um tapete em específico, uma ajuda profissional pode ajudar.
Assim, será possível manter os cuidados com tapetes sempre em dia!