Estar atento aos sinais de que é hora de reformar a casa é importantíssimo para evitar que certos danos acabem ficando cada vez mais graves.
Para te ajudar a detectar esse tipo de situação, preparamos este guia com uma série de dicas que podem te auxiliar a fazer uma análise da sua casa. Confira!
Sinais de que é hora de reformar a casa!
A seguir, vamos apresentar a você alguns dos sinais de que é hora de reformar a casa, porém, lembre-se de que eles não são os únicos. Se você observar defeitos na estrutura ou funcionalidade da sua casa, é sempre bom averiguar se é hora de reformar ou mudar alguma coisa, especialmente quando se trata de danos que colocam em risco a segurança da família.
Com isso em mente, confira agora as considerações que trouxemos para te ajudar nessa missão:
1. Mofo e infiltrações nos cômodos
O mofo e as infiltrações constantes podem nos dar pistas de que está na hora de reformar a casa, especialmente no que diz respeito à impermeabilização.
Afinal, mesmo que seja comum esse tipo de problema em algumas casas, quando se torna algo muito constante e repetitivo, é importante verificar se não é algo relacionado a um problema maior.
2. Desgastes excessivos nos acabamentos
É natural que, com o passar do tempo, os acabamentos comecem a ficar desgastados, com marcas de uso. O problema surge quando esse desgaste começa a causar mais sujeira nos ambientes, e até mesmo desconforto térmico e estético.
Por exemplo, um piso que começa a descascar a sua superfície pode deixar os cômodos muito mais sujos, necessitando de limpezas constantes e desgastantes. Nesse caso, por exemplo, a reforma pode valer mais a pena.
3. Vazamentos frequentes
Assim como o mofo pode indicar problemas e é um dos sinais de que é hora de reformar a casa, os vazamentos nos encanamentos também podem denunciar que algo não vai bem.
Afinal, se sempre está vazando um encanamento em algum lugar, pode ser que isso signifique que todo o encanamento da casa é muito antigo e necessita de reparos, concorda?
4. Rachaduras aparentes
As rachaduras eventualmente vão aparecer nas paredes das nossas casas. No entanto, quando elas começam a se tornar muito frequentes e, ainda, muito aparentes, é bom ficar de olho, pois pode ser um dos sinais de que é hora de reformar a casa.
Excessos de rachaduras podem dar pistas de que toda a estrutura está passando por movimentos que podem ser, inclusive, perigosos. Fique de olho, ok?
5. Excesso de cupim na casa
Por fim, um sinal que também costuma ser percebido com facilidade, e que indica que as coisas podem não estar tão indo bem em casa é o excesso de cupim em paredes e móveis.
Se esse é o seu caso, pode ser que uma reforma ajude a eliminar o problema e a deixar a sua casa “inteirinha” outra vez.
Pense nesses aspectos e sempre observe a integridade da sua casa, pois isso faz diferença no seu conforto e segurança.