Quando você sabe como cuidar de orquídeas, é mais fácil garantir que a planta dure muito mais tempo e floresça. No entanto, não é todo mundo que sabe como fazer isso.
Esse é o seu caso? Então, continue a leitura para descobrir como cuidar de orquídeas corretamente, garantindo uma planta linda para complementar a decoração de seu lar!
6 dicas simples de como cuidar de orquídeas
Saber como cuidar de orquídeas faz toda a diferença para manter a planta viva por um longo período. Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas fáceis e infalíveis. Confira, a seguir, quais são:
-
Cultive a orquídea no substrato adequado
Substrato é o que dá base e suporte para a planta, contribuindo para que cresça com saúde. A terra adubada é um ótimo exemplo de substrato para plantas.
No caso específico da orquídea, recomenda-se usar um substrato próprio para esse tipo de planta. Essa espécie gosta de um substrato drenado, que não acumule muita água e permita a circulação do ar.
A casca de pinus, o carvão, o esfagno e a fibra de coco são substratos que reúnem essas características, portanto, perfeitos para cultivar orquídeas. Coloque um deles no vaso ao plantá-las.
-
Atente-se à iluminação do local
A orquídea é uma planta que precisa de luz para florescer, mas não se deve deixá-la diretamente sob o sol. O motivo disso é simples: trata-se de uma espécie delicada e os raios solares podem queimar as flores.
Então, onde deixar a orquídea? Recomenda-se que seja em um local iluminado durante o dia, mas longe do sol. É a famosa luz indireta! Coloque a planta de frente para a janela, por exemplo, sem deixá-la no sol.
Uma dica é apostar em cortinas leves na janela para barrar parte da luz solar, conseguindo um local com iluminação ideal para deixar a planta.
-
Considere a temperatura do lugar de cultivo
A orquídea prefere temperaturas moderadas, ou seja, nada de frio intenso ou de calor extremo. O local deve ser mais agradável, com temperaturas entre 18ºC e 25ºC.
Qualquer valor que não fique nessa escala é perigoso para a planta. De maneira geral, a orquídea costuma apresentar problemas de florescimento em temperaturas muito altas ou demasiadamente baixas.
-
Faça a rega da orquídea corretamente
Uma das principais dúvidas sobre como cuidar de orquídeas diz respeito às regas. Afinal, como realizá-las corretamente? Para isso, é importante saber um detalhe: a orquídea não gosta de excesso de água ou umidade.
A terra dela deve ficar levemente úmida, o que é feito colocando pouca água na planta. Se tiver muito líquido, há um risco altíssimo de apodrecimento das raízes da orquídea. Logo, não exagere na quantidade de água.
Antes de realizar a rega, toque o substrato e verifique se ele está úmido. Em caso positivo, deixe para colocar água em outro dia, evitando um excesso de umidade no vaso.
-
Adube a orquídea periodicamente
Você sabia que a orquídea precisa de adubo periodicamente para que continue florescendo? Recomenda-se o uso de adubos equilibrados, como o NPK ou aqueles que são próprios para essa espécie de planta.
Se preferir, também existe a possibilidade de utilizar adubos orgânicos, como os com casca de árvore, frutos e folhas secas, casca de ovos ou fezes de aves. No entanto, é importante saber usar esses adubos, senão eles podem atrair pragas à planta.
-
Realize podas regulares
A poda regular deve ser feita apenas para remover partes mortas da planta ou flores murchas. Não corte raízes saudáveis e sempre use tesouras de poda para realizar esse trabalho, pois danificam menos a planta.
Aproveite para seguir todas essas dicas de como cuidar de orquídeas e deixe as suas sempre lindas!