Na hora de organizar o armário da cozinha, algumas regrinhas podem ser levadas em conta para ter um resultado mais interessante. Afinal, quem nunca tentou a todo custo organizar a cozinha, mas tinha probleminhas para ter um bom resultado? Saiba que isso é muito comum!
Por isso, preparamos este guia com diversas dicas práticas que podem te ajudar a mudar essa realidade a partir de hoje. Acompanhe e confira!
Aprenda a organizar o armário da cozinha do jeito certo
Apesar de não haver um passo a passo infalível para organizar o armário da cozinha, pois cada casa possui a sua própria dinâmica, ainda assim podemos levar em conta algumas dicas interessantes – e que costumam funcionar em muitos locais.
Confira só as que trouxemos para você:
1. Evite o empilhamento de itens
Pode parecer a melhor alternativa, mas, acredite, com o passar do tempo, os itens empilhados vão se tornar um problema por alguns motivos.
Primeiro, porque eles vão criar montes muito pesados, difíceis de manusear, o que dificulta na hora de pegar algo mais embaixo.
Segundo, porque um item em atrito com o outro pode acabar causando marcas e desgastes nas suas louças.
Terceiro, porque na hora de guardar alguma coisa, se houver um vestígio de umidade, ficará tudo molhado por muito tempo.
Por isso, usar organizadores para manter tudo em pé pode ser a melhor alternativa.
2. Deixe o que mais usa à frente
Na hora de guardar, use a regra em que o mais utilizado fica na frente. Assim, haverá mais praticidade na hora de você usar as suas louças e utensílios no dia a dia.
Além disso, evita de ter que pegar algo muito atrás, correndo o risco de derrubar algum item da frente.
3. Organize os alimentos de acordo com a validade
Para organizar o armário da cozinha do jeito certo, os alimentos devem ser guardados de acordo com a data de validade.
Deixe para frente aqueles que estão quase vencendo, para não correr o risco de estragá-los.
4. Tenha potes para os alimentos
Ao invés de deixar os alimentos em embalagens abertas, guarde-os em potes específicos para cada um. Considere colocar etiqueta nesses potes, para facilitar a identificação e não correr o risco de misturar alguma coisa.
Se houver possibilidade, prefira potes de vidro, pois eles costumam não absorver o cheirinho dos alimentos e os conservam melhor.
5. Guarde as panelas lado a lado
As panelas devem ser guardadas lado a lado, preferencialmente com a tampa. Assim, torna-se mais fácil pegar cada uma delas.
Porém, se não houver espaço, guarde colocando a menor dentro da maior, e pendurando as tampas na porta do armário.
6. Cuidado com os excessos
Às vezes, vamos acumulando uma grande quantidade de potes e itens de forma desenfreada. Portanto, de tempos em tempos, faça aquela faxina no que você não usa.
Assim, ficará mais fácil organizar o armário da cozinha e você começará a ganhar muito mais espaço. Pense nisso!