Você já pensou em fazer sachês perfumados para deixar o seu guarda-roupa sempre com um aroma super agradável? Se ainda não, este pode ser um bom momento para considerar essa possibilidade e, assim, conseguir conquistar um resultado incrível.
Neste texto, vamos te ensinar a fazer esses sachês de uma forma super prática e simples. Em poucos passos você terá uma grande variedade de opções. Continue lendo e inspire-se!
Veja como fazer sachês perfumados para o seu guarda-roupa!
Para fazer sachês perfumados, não tem muito segredo. Com alguns ingredientes, que possivelmente você já tem em casa, torna-se possível fazer várias opções cheirosas e únicas.
Até mesmo a combinação de aromas pode te ajudar a criar uma grande variedade de possibilidades, sabia?
Nos próximos tópicos, vamos te explicar tudo detalhadamente. Acompanhe e confira!
Ingredientes e materiais
- Tecido de algodão (cortado em quadrados de aproximadamente 10×10 cm);
- Fita ou barbante;
- Agulha e linha;
- Enchimento (pode ser arroz, casca de arroz, ou pedaços de giz branco);
- Óleos essenciais (para perfumar).
Modo de fazer
O modo de fazer os sachês perfumados é super prático e rápido. Você pode optar por costurar ou por apenas amarrar, ficando a seu critério o acabamento nesse sentido. Veja só como funciona o processo e coloque a mão na massa:
- A primeira coisa a se fazer é decidir qual será o seu enchimento. Escolha aquela que estiver mais acessível no momento, para facilitar na hora de fazer os seus sachês perfumados;
- Em seguida, você deverá colocar esse enchimento em um recipiente limpo, acrescentando perfume desejado. Você pode colocar o óleo essencial de sua preferência. Nossa dica é que você considere o de lavanda, cedro ou flor de laranjeira;
- Feito isso, você deverá colocar esse enchimento dentro do tecido de algodão, formando uma espécie de trouxinha. É como se você estivesse embalando um ovo de páscoa;
- Logo após, você deverá costurar esse pacotinho, para que fique mais firme. Porém, se você não tem muitas habilidades com a costura, pode apenas amarrar com o barbante, formando uma “trouxinha”. Nesse caso, pode ser que o cheiro seja gasto com mais facilidade, e você precisa sempre colocar um pouco mais de óleo essencial;
- Por fim, você também pode decorar o sachê, com fitinhas, colando flores artificiais e muito mais. Quanto mais delicadinho ficar, mais fofo ficará o resultado. Use a sua criatividade!
Viu só como é muito simples fazer sachês perfumados? Você pode sempre intercalar o tipo de óleo essencial que irá usar nas suas produções, para nunca enjoar dos cheirinhos. Inclusive, pode combinar mais de um óleo, formando aromas especiais.
E não se esqueça que os óleos também podem ser usados na hora de repelir alguns insetos e pragas de armários. Logo, além de escolher uma opção com um bom aroma, tente selecionar uma que possa te ajudar a combater traças e formigas, por exemplo.
Esperamos que este guia possa ser útil na sua jornada de manter a sua casa sempre cheirosa e linda!