Existe uma forma simples de amolar tesoura com lixa em casa, que praticamente qualquer pessoa pode testar. Neste texto, apresentamos o passo a passo desse processo, para que você possa entender como funciona.
Não deixe de conferir!
Como amolar tesoura de um jeito fácil? Veja o passo a passo!
Antes de qualquer coisa, é importante destacarmos que se você sente que não tem as habilidades manuais para seguir com o passo a passo, o mais prudente é contratar um profissional para amolar tesoura, ok?
Isso porque, dependendo do movimento que for feito, pode ser que não se obtenha um bom resultado. Além disso, por estamos manuseando um instrumento de corte, existem as chances de acontecer um acidente.
Por conta desses fatores, é importante você avaliar se amolar tesoura pode ser uma boa ideia para você. Caso se sinta seguro, poderá testar o uso das lixas, combinado?
Ainda assim, é importante usar luvas de proteção para evitar cortes.
Com isso esclarecido, sigamos no conteúdo:
1. Desmonte a tesoura, se possível
O primeiro passo é verificar se existe a possibilidade de você desmontar a sua tesoura. Se isso for possível de uma forma simples, você poderá dividi-la em duas partes, o que vai facilitar o uso da lixa.
Porém, se não for possível, não se preocupe! Apenas tenha um pouco mais de cuidado na hora de seguir os passos adiante, ok?
2. Lixe com a lixa grossa
Depois de desmontar a sua tesoura, é hora de iniciar o lixamento. Para isso, é importante apoiar a tesoura com a parte de “fora” para cima.
Em seguida, deve-se lixar a parte onde há o corte na tesoura, mantendo movimentos firmes e uniformes, para que seja possível desenvolver o formato do corte.
Siga a marca do fio que já existe na sua tesoura, para facilitar o processo.
3. Trabalhe com a lixa fina
A lixa fina irá ajudar a dar um acabamento a mais na hora de amolar tesoura. Você pode usar movimentos mais suaves e menos pressão nessa etapa, mas sempre seguindo a linha de corte que a sua tesoura já tinha.
Faça isso nas duas parte da tesoura.
4. Aplique o óleo lubrificante
Depois de lixar e afiar a sua tesoura, é hora de finalizar o processo. Você deverá usar um pano limpo para esfregar a tesoura e remover os vestígios de material que se soltaram no lixamento.
Em seguida, deverá aplicar um pouco de óleo lubrificante, para que seja possível promover um “deslizar melhor” da sua tesoura, no momento do uso.
5. Monte e teste
Depois de amolar tesoura, monte e teste o seu equipamento de corte. Se deu certo e já atingiu o ponto de corte ideal, ótimo! Caso ainda precise de um pouco mais de fio, é só repetir o processo até atingir um bom resultado.
Esperamos que esse passo a passo possa ter te ajudado. Porém, lembre-se: em caso de dúvidas, converse com um profissional, combinado?