Aprender a lavar travesseiro corretamente é indispensável para não estragar a peça ou ficar muito tempo sem lavá-la adequadamente. Afinal, com o passar do tempo, muita sujeira pode se acumular em nossos travesseiros, e a lavagem pode fazer toda diferença no conforto e nos cuidados com a nossa saúde.
Para saber mais sobre esse assunto, acompanhe este texto do Dicas do Dia e tire as suas dúvidas!
Como lavar travesseiro corretamente?
Antes de qualquer coisa, é importante considerar a premissa de que nem todos os tipos de travesseiros podem ser lavados com água. Alguns podem apenas receber a chamada lavagem a seco.
Por isso, é fundamental estar atento para não correr o risco de acabar danificando o seu travesseiro, ok? No passo a passo abaixo, nós comentamos um pouco mais sobre isso:
1. Comece lendo a etiqueta
O primeiro passo para lavar travesseiro corretamente é verificar o que está descrito na etiqueta dele. O que está detalhado ali? Pode lavar na máquina? Apenas lavagem à mão? Permite água quente ou não?
Todos esses detalhes vão te ajudar a lavar adequadamente, evitando o acúmulo de sujeira e, também, protegendo a peça contra danos causados pela lavagem.
2. Colocando na máquina
Se você leu as instruções e viu que pode, sim, lavar na máquina, considere fazer a lavagem de dois travesseiros por vez.
Dessa forma, eles ficarão muito mais equilibrados dentro da máquina de lavar, de modo que ela não seja “forçada” apenas de um lado.
O ideal, geralmente, é posicionar o travesseiro em pé, para evitar deformidades em seu formato. Portanto, coloque ambos na vertical, um em cada lado da máquina, e siga com a lavagem.
3. Uso de sabão e água morna
Se a sua máquina aquece a água, considere fazer a lavagem com a opção morna – se na etiqueta estiver claro que isso pode ser feito. Desse modo, é possível remover ainda mais sujeirinhas que possam estar impregnadas no tecido.
Quanto ao sabão, use uma quantidade adequada, sem excessos, para não deixar o travesseiro duro ou com aspecto de pegajoso depois.
Você também pode aplicar uma pequena quantidade de amaciante, sem excesso também.
4. Enxágue duplo pode ajudar
O enxágue duplo pode ajudar a remover todo o detergente e amaciante do tecido do seu travesseiro, impedindo que essa impregnação venha a danificar a peça.
Além do mais, o toque do travesseiro costuma ser mais suave quando usamos o enxágue duplo, já que ele fica mais “limpinho” de fato.
5. Centrifugação e secagem ideal
Por fim, para lavar travesseiro corretamente, lembre-se de usar uma centrifugação mais suave, que não estique demais o seu travesseiro. Além disso, é importante deixá-lo secando em uma área bem arejada, de modo a evitar que fique muito tempo molhado.
Só use o seu travesseiro novamente depois que ele estiver bem sequinho. Antes disso, não é recomendado fazer o uso, já que a umidade, mesmo que pequena, pode fazer com que haja a proliferação de fungos e bactérias no enchimento do travesseiro.
Com essas dicas, será mais fácil lavar travesseiro corretamente! 🙂