Pretende comprar algo na gringa e quer saber como não ser taxado na Shopee? Não dá para afirmar com toda a certeza do mundo que você não será taxado, mas há dicas que ajudam a reduzir esse risco.
E quais são essas dicas? A seguir, você confere as principais e mais eficazes. Confira quais são e saiba como não ser taxado na Shopee ao fazer compras junto a vendedores internacionais!
6 dicas sobre como não ser taxado na Shopee
Há alguns truques que podem reduzir bastante a chance de ser taxado ao realizar compras com vendedores internacionais na Shopee. A seguir, apresentamos algumas das que mais se destacam:
1. Faça compras abaixo de 50 dólares
De maneira geral, boa parte das compras abaixo de 50 dólares passam batidas na fiscalização. Não é uma certeza, mas se reduz bastante o risco de taxação.
Portanto, mantenha a compra sempre abaixo desse valor. É importante lembrar que ao comprar na Shopee, o total aparece em reais. Para saber o valor em dólar, faça a conversão ou selecione a moeda “dólar” na configuração de sua conta.
Um detalhe importante: a Shopee faz parte do programa de Remessa Conforme. Isso significa que não há a incidência da taxa de 60% do valor da compra para mercadorias abaixo de 50 dólares. Paga-se apenas o ICMS, que é de 17%.
2. Não compre produtos grandes
Quanto maior o produto, mais suspeita ele vai levantar na fiscalização, aumentando risco de taxação. Logo, o ideal é que compre produtos pequenos, para não ter de pagar mais quando o pacote chegar no Brasil.
3. Divida sua compra
Quer comprar vários produtos? Se fizer uma única aquisição, é muito provável que o vendedor envie somente um pacote grande. E como falamos no item anterior, os pacotes maiores chamam mais a atenção da fiscalização.
Para evitar isso, tente dividir sua compra. O ideal é que calcule para que cada pacote não tenha mais que dois quilos. Peças grandes devem vir em compras únicas, para reduzir ao máximo o peso.
Se quiser comprar tudo de uma vez, verifique com o vendedor se ele aceita encaminhar os produtos em vários pacotes. Assim, reduzirá o peso e tamanho das embalagens, bem como a possibilidade de ser taxado na Shopee.
4. Escolha embalagens de entrega discretas
Quanto menos atenção seu pedido chamar, melhor. Por isso, ao escolher as embalagens, sempre prefira o pacote padrão, que é mais discreto e oferece menos risco de identificação pelos agentes fiscais.
5. Prefira comprar em datas comemorativas
Em datas comemorativas, a demanda da fiscalização costuma ser altíssima e alguns pacotes passam despercebidos, sem uma análise mais minuciosa pelos agentes.
Portanto, comprar em datas comemorativas pode ser uma boa dica de como não ser taxado na Shopee. E quais são essas datas? Normalmente a Black Friday e o Natal.
No entanto, é importante considerar um ponto negativo: como a demanda costuma ser maior nessa época, pode ser que seu pedido demore um pouco mais para chegar. Logo, se tiver pressa em receber o produto, essa pode não ser a melhor opção.
6. Evite fretes rápidos
De modo geral, fretes rápidos oferecem a vantagem da entrega em curto prazo, mas aumentam expressivamente a possibilidade de taxação. O motivo é simples: eles passam na frente de outros pedidos e são fiscalizados com maior frequência por agentes.
Se estiver em busca de formas de como não ser taxado na Shopee, evite os fretes rápidos e priorize os de entrega normal. Assim, você diminui bastante a possibilidade de ter de pagar um valor extra para receber sua compra em casa. Viu só como é fácil? Não deixe de seguir nossas dicas!