O glitter ecológico é uma excelente alternativa para você que quer brilhar muito neste Carnaval e ainda usar um material mais sustentável, que não prejudica o meio ambiente como o glitter tradicional.
E você sabia que dá para fazer glitter ecológico em casa? É simples, barato e você ainda garante um item brilhoso e sustentável para usar no Carnaval. Confira como fazer glitter ecológico em 4 receitas!
-
Como fazer glitter ecológico usando gelatina
Você consegue um glitter de qualidade usando gelatina incolor. Abaixo, você descobre o que precisa ter em casa para fazer essa receita simples e rápida:
- Gelatina incolor;
- Água;
- Corante alimentício nas cores de sua preferência;
- Mica.
A preparação do glitter ecológico de gelatina é descomplicada, é só misturar todos os ingredientes em um recipiente e colocar para dissolver em banho-maria.
Durante o aquecimento do recipiente, mexa bem todos os ingredientes, para que se dissolvam totalmente. Depois disso, coloque a mistura em uma superfície plástica e deixe descansar de cinco a sete horas.
Após esse período, o material vai endurecer. Seu próximo passo é quebrar a placa em pequenos pedaços e bater no liquidificador até que vire pó. Então, peneire e guarde em embalagens de plástico ou vidro. Ao se preparar para o Carnaval, é só usar seu glitter ecológico como preferir!
-
Como fazer glitter ecológico com sal
Sabia que também dá para fazer glitter ecológico com sal de cozinha? A boa notícia é que você não precisa ter muitos ingredientes em casa para executar essa receita. Confira o que você vai precisar e como preparar:
- Sal de cozinha;
- Corante alimentício da cor que preferir;
- Mica.
Separe dois recipientes! Em um coloque sal e em outro coloque a mica. Use quantidades iguais de cada ingrediente. Então, acrescente o corante, tanto no recipiente com sal como no pote com mica. Adicione até atingir a cor desejada.
Deixe secando por aproximadamente uma hora. Após esse período, misture o conteúdo dos dois recipientes. Pronto! O glitter ecológico biodegradável pode ser aplicado no corpo ou em fantasias.
-
Como fazer glitter biodegradável usando corante natural
Se você quiser tornar seu glitter ainda mais sustentável, há a opção de fazê-lo usando corante natural. Descubra o que você necessita para colocar essa ideia em prática:
- 1 colher de sopa de corante natural, como o pó de hibisco, cúrcuma, clorofila e açafrão;
- 24 gramas de gelatina incolor;
- 4 colheres de sopa de água quente;
- 1 colher de sopa de pó de mica dourada ou prata;
- Folhas de acetato.
Coloque a gelatina e a água quente em um recipiente. Mexa até dissolver todos os ingredientes e coloque em banho-maria, para eliminar eventuais grumos.
Então, coloque o corante e mexa até ficar homogêneo. Seu próximo passo é acrescentar a mica e misturar mais uma vez. Depois, use uma espátula ou pincel para espalhar o líquido nas folhas de acetato. Faça uma camada média com bordas mais grossas.
Espere até 48 horas para secagem total dessa mistura. Após esse período, corte as placas e retire as folhas de acetato. Bata tudo no liquidificador até conseguir flocos do tamanho que preferir.
-
Como fazer glitter ecológico com ágar-ágar
Você consegue fazer um glitter biodegradável com ágar-ágar, que é um tipo de gelatina vegana. Confira quais ingredientes você precisa e como fazer essa receita:
- 1 colher de sopa de ágar-ágar;
- 1 colher de sopa de corante alimentício;
- 10 colheres de sopa de água;
- Folha de acetato.
Misture o ágar-ágar e a água em uma panela e mexa. Leve ao fogo baixo até que a mistura esquente e se dissolva totalmente. Não deixe levantar fervura! Após dissolver, tire do fogo e coloque o corante.
Despeje a mistura em uma folha de acetato e aguarde 8 horas para secagem. Tire a folha de acetato e bata tudo no liquidificador. Simples, não é mesmo?