Você sabia que dá para fazer confete ecológico para o Carnaval? Assim, você garante uma versão sustentável e econômica para curtir os dias de folia.
Aqui, você confere diferentes formas de fazer confete ecológico para o Carnaval, inclusive com reaproveitamento de materiais. Continue a leitura para descobrir quais são e siga nossas dicas!
Por que optar pelo confete ecológico?
Ainda não sabe o porquê você deve escolher o confete ecológico para o Carnaval? Ele não é confeccionado com plástico, que é um material que demora muito tempo para se decompor na natureza.
Esse confete de plástico, o tradicional, pode cair no sistema hidroviário se não for descartado corretamente. Com isso, pode causar danos à flora e fauna de mares e rios, poluindo a natureza.
Daí o motivo de usar o confete ecológico para o Carnaval: com ele, é possível evitar impactos negativos no ambiente. Você se diverte e ainda protege a natureza!
Como fazer confete ecológico de folha de árvore
Uma das possibilidades é fazer confete ecológico para o Carnaval com folha de árvore. O ideal é que use folhas que já estão no chão, utilizando alternativas de diferentes tonalidades. Veja o que você precisa e como fazer o confete:
- Folhas de árvore de cores variadas. Você pode usar desde as frescas até as secas, para ter uma maior variedade de tons;
- Perfurador de papel, que pode ser desde o tradicional até alternativas que têm formato de estrelas ou corações. Assim, conseguirá criar um confete especial, que foge do óbvio.
Para fazer o confete ecológico com folhas de árvore é só limpar cada uma delas, removendo a camada de pó. A limpeza deve ser com um pano macio limpo e seco, passando-o delicadamente sobre as folhas.
Então, utilize o perfurador para cortar e fazer os confetes. Depois disso, armazene o material, o que pode ser feito em caixas, embalagens de vidro ou plástico.
Se optar pelo uso de folhas frescas, não armazene os confetes imediatamente. O ideal é que aguarde que sequem um pouco, para retirar a umidade natural da folha. Desse modo, evitará o desenvolvimento de fungos.
Esse processo de secagem deve ser ao ar livre, basta espalhar os confetes em uma bandeja ou forma e esperar 24 horas para que sequem. Somente depois disso faça o armazenamento.
Como fazer confete ecológico com papel reciclado
Também existe a opção de fazer confete ecológico para o Carnaval usando papel reciclado. Neste caso, você pode utilizar revistas, papéis de embrulho, caixas de papelão, entre outros. Confira os materiais necessários e como fazer:
- Papéis sem uso ou que você jogaria fora;
- Perfurador de papel.
Empilhe as folhas de papel e use o perfurador para fazer os confetes. Depois desse processo, basta tirar o confete do reservatório e armazenar em um recipiente.
O ideal é que aposte em papéis coloridos ou com brilho, para ter um efeito mais festivo. Caso pretenda utilizar o confete fora de casa, em festas de rua ou em ambiente fechado, é mais fácil transportá-lo em envelopes de papel.
Como fazer confete ecológico de pétalas de flor
Você sabia que também dá para aproveitar as pétalas de flores para fazer confete ecológico? O ideal é usar pétalas que já caíram das flores, reaproveitando-as. Saiba o que você precisa e como fazer essa alternativa:
- Pétalas de flores de cores variadas;
- Perfurador de papel.
Seu primeiro passo é colocar as pétalas em uma bandeja e deixá-las no sol para secagem. Se preferir, faça esse processo no forno a 180ºC por 10 minutos. Forre uma forma com papel manteiga, coloque as pétalas e leve ao forno.
Depois que as pétalas secarem e esfriarem, use o perfurador para fazer os confetes. É muito fácil, não é mesmo?