Na hora de organizar um guarda-roupa com pouco espaço, podemos considerar algumas dicas e truques que nos ajudem a tornar o espaço otimizado e mais funcional.
Afinal, não basta apenas guardar as roupas e os acessórios de qualquer forma, é preciso organizar da maneira correta para aproveitar bem cada cantinho. Vamos entender melhor neste conteúdo? Continue lendo!
Aprenda a organizar um guarda-roupa com pouco espaço!
Um guarda-roupa com pouco espaço pode ser uma verdadeira dor de cabeça na vida de quem ama acumular um monte de peças de roupa, não é mesmo? Por isso, seguir alguns critérios é crucial nessa jornada. Confira algumas considerações que podem te ajudar:
1. Elimine os excessos
Eliminar os excessos é um ponto-chave que não pode ser ignorado. Sabemos que há quem goste de ter muitas peças de roupa, porém, para organizar um guarda-roupa com pouco espaço é necessário saber selecionar com mais assertividade o que fica e o que sai.
Para isso, você pode fazer triagens a cada seis meses, analisando: o que não foi usado nos últimos meses, e fazia parte da estação, pode ser doado ou até vendido em brechó.
Assim, aos poucos você cria a rotina de desapegar desses excessos, conseguindo ter mais espaço em casa.
2. Organize por temporada
Cada temporada do ano exige um tipo de roupa específica, claro. No verão, as peças mais fresquinhas são as mais frequentes no nosso dia a dia, e no inverno é o oposto.
Sendo assim, que tal sempre circular o seu guarda-roupa, fazendo uma rotatividade de roupas? Você pode, a cada troca de estação, guardar 90% das peças da estação anterior, colocando em sacos e fechando bem, retirando o excesso de ar para ocupar menos espaço.
- Dica: Use o aspirador para tirar o excesso de ar dentro dos plásticos onde você colocar as roupas. Assim você consegue organizar um guarda-roupa com pouco espaço.
3. Categorize as roupas
Categorizar as roupas também ajuda a organizar melhor. Por exemplo, você pode pendurar todos os vestidos nos cabides, guardar todas as meias em uma mesma gaveta, dobrar as blusas e deixá-las todas na mesma prateleira do guarda-roupa, e assim por diante.
4. Prefira fazer rolinhos
Muitas peças de roupa podem ser mais bem organizadas se as guardarmos fazendo rolinhos, ao invés de dobrarmos. Além do mais, os rolos costumam deixar as peças mais acessíveis, já que você consegue ver todas elas em uma visão macro.
Outro benefício é que esse tipo de dobradura acaba amassando menos as peças.
5. Use os organizadores corretos
Se for usar organizadores, use aqueles que realmente cabem no armário e sejam verdadeiramente úteis. Evite comprar vários organizadores de forma desordenada, pois isso pode acabar atrapalhando.
Faça um plano: quantas caixas cabem? Quantas são necessárias?
6. Use ganchos nas portas
Por fim, aproveite o espaço nas portas, pendurando ganchos, para poder guardar bolsas, correntes, lenços e outros acessórios que apenas ocupariam espaço nas suas gavetas.
Assim, torna-se possível organizar um guarda-roupa com pouco espaço e conquistar mais otimização. Aposte nessas dicas!