Saber higienizar a caixa de areia do gato da forma correta é indispensável para combater a proliferação de bactérias e reduzir o incômodo do mau cheiro que, com o passar dos dias, pode aparecer.
Neste texto, vamos te ensinar uma maneira de fazer essa higienização profunda, para que a caixinha fique sempre agradável para o seu gatinho. Acompanhe.
Como higienizar a caixa de areia do gato?
A seguir, nós vamos apresentar um passo a passo de como higienizar a caixa de areia do gato de maneira profunda, ou seja, não apenas aquela higienização diária, que seria apenas remover a areia suja.
Mas, sim, a higienização que deve ser feita a cada 15 dias ou no máximo a cada 30 dias, para que a caixinha não se torne um ambiente propício para a proliferação de bactérias.
A seguir, descrevemos esse passo a passo:
1. Removendo toda a areia
Antes de qualquer coisa, remova toda a areia da caixa e faça uma inspeção: será que é possível reutilizar essa areia, ou seria melhor descartá-la e usar uma areia completamente nova?
Dependendo da quantidade de vezes que a areia é usada, pequenas partículas de sujeira vão se espalhando, mesmo quando vamos limpando a caixa diariamente. Por isso, essa remoção e troca total pode ser necessária, eventualmente, na hora de fazer uma limpeza bem profunda.
2. Enxaguando a caixa
Depois que você remover toda a areia, enxágue bem a caixa, para remover toda a poeira que possa ter sido levantada durante a remoção da areia suja.
Molhe bem toda a caixa, dando atenção para cada cantinho, a fim de que seja possível ensaboar.
3. Lavando com sabão
Com a caixa molhada, prepare a esponja e o sabão neutro (ideal para higienização de itens pet) para limpá-la. Não precisa exagerar na quantidade de sabão, use apenas o necessário.
O importante é lavar e higienizar a caixa de areia do gato em todos os cantinhos, dando ênfase as regiões que mais acumulam sujeira.
4. Enxaguando bem
Depois de ensaboar, é hora de enxaguar bastante. É preciso remover toda a espuma e qualquer vestígio de sabão, para não causar desconforto no gato mais tarde. Se perceber que uma parte precisa ser esfregada de novo, repita o processo.
5. Aplicando desinfetante
No mercado pet, você pode encontrar uma grande variedade de desinfetantes que podem ser usados na limpeza da caixa de areia e da área onde o pet costuma passar o tempo.
Use esse tipo de desinfetante na caixa, aplicando com um pano limpo e seco, e deixando agir por alguns minutos. Se quiser, pode deixar a caixa mais umedecida com o desinfetante, desde que o seque depois, claro.
Lembrando que desinfetantes feitos para banheiro não devem ser usados, pois podem causar alergia nos animais.
6. Deixando secar bem
Depois da aplicação do desinfetante, remova o excesso com um pano limpo e deixe a caixa secar completamente. Apenas quando não houver mais nenhum vestígio de água ou desinfetante é que você deve colocar a areia novamente. Afinal, colocar a areia na caixa úmida pode fazer com que ela acabe criando os “bloquinhos”, comuns desse tipo de areia.
Além disso, para não ter erro, considere deixar a caixa com a areia no sol, durante alguns minutos, para que todas as bactérias sejam eliminadas.
Gostou do nosso passo a passo de como higienizar a caixa de areia do gato?