Não sabe como lavar cortina na máquina? Esta é uma tarefa mais simples do que parece, basta seguir algumas dicas básicas que vão simplificar seu trabalho.
Assim, suas peças ficarão sempre lindas e livres de manchas, de modo a complementar a decoração de seu lar com muito mais beleza.
Mas como lavar cortina na máquina? A seguir, separamos dicas preciosas que vão te ajudar nesse processo. Continue lendo para saber quais são e siga todas!
-
Leia as instruções da etiqueta para saber como lavar cortina na máquina
Não há como fugir: se você quer saber como lavar cortina na máquina corretamente, é essencial ler a etiqueta da peça. É nela que você verá quais são as recomendações do fabricante para realizar esse processo sem danificar a cortina.
Em muitos casos, o fabricante recomenda que não use alvejantes, produtos abrasivos, entre outros, para não manchar ou estragar a cortina definitivamente.
-
Lave somente a cortina e não outras peças junto
Quer aproveitar que vai usar a máquina para lavar a cortina e quer colocar outras peças? Não faça isso! O ideal é que lave somente a cortina, pois se reduz a possibilidade de danos à peça.
Vale lembrar que outras roupas podem soltar tinta durante o processo de lavagem. Se estiverem em contato com a cortina, ela pode ficar manchada, comprometendo sua beleza. Portanto, sempre lave os itens separadamente.
-
Use tira manchas como etapa inicial
Identificou que a peça possui manchas em locais específicos? Então, use um tira manchas sobre essas marcas. O ideal é que aplique um pouco do produto, aguarde cinco minutos e já coloque a peça para lavar na máquina.
Não possui tira manchas em casa? Você pode simplesmente utilizar um pouco de detergente líquido, de preferência um sem cor ou de coco. Após aplicá-lo, esfregue suavemente o local para auxiliar na remoção da mancha.
-
Tire partes de metal ou plástico
Se sua cortina tiver partes de metal ou plástico, recomenda-se tirá-las para reduzir o risco de danos da peça. Caso não consiga removê-las, o ideal é que coloque a cortina em um saco de lavar roupa grande.
Desse modo, evita-se que essas partes de metal ou plástico fiquem batendo no tambor da máquina de lavar, minimizando a possibilidade de que ganhem riscos ou descasquem.
-
Cuidado com cortinas com plástico
O plástico pode se desfazer durante o processo de lavagem, principalmente quando esse material é utilizado para dar estrutura à cortina. Se for o caso da sua, indica-se que não lave a peça na máquina, mas sim à mão.
Caso a cortina seja totalmente de plástico, o que é comum na blackout, passe um pano umedecido em água e sabão líquido sobre a peça. O contato direto com a água durante a lavagem pode danificar a cortina.
-
Não exagere no sabão e no amaciante ao lavar cortina
Pode ser tentador colocar mais sabão e amaciante, mas não exagere na quantidade desses produtos! Coloque somente o que recomenda o fabricante, senão a peça pode ficar com manchas ou endurecida.
-
Não seque a cortina na máquina
Se sua ideia é não ter trabalho com a cortina, o ideal é que não a seque na máquina. Após a centrifugação, recomenda-se que coloque a peça no varão ou trilho e aguarde que seque naturalmente.
Essa é uma dica que faz toda a diferença, porque evita que a cortina fique amassada e você tenha muito trabalho para passá-la. Ideal para quem não abre mão da praticidade.
Seguindo nossas dicas sobre como lavar cortina na máquina, não há como errar! Aproveite para conferir aqui outros truques para cuidar de sua casa, deixando-a sempre limpa e organizada!