Saber limpar redes de proteção é indispensável para manter a limpeza da casa sem danificar esse item de segurança tão importante.
Pensando nisso, nós preparamos este guia com um passo a passo que pode te ajudar a fazer essa limpeza com segurança. Acompanhe e confira!
Como limpar redes de proteção de janelas?
Antes de começar a limpar redes de proteção, é importante você ter em mente que não é todo e qualquer tipo de produto de limpeza que poderemos usar. Afinal, existem alguns produtos que podem acabar danificando e corroendo a tela, o que pode ser perigoso.
Por isso, nada de testar algo “muito diferente” na hora de fazer a limpeza, combinado? E, na dúvida, sempre contate o fabricante da rede em questão.
A seguir, ensinamos um passo a passo que se baseia apenas no uso de um pouquinho de sabão neutro. Confira:
1. Remova a poeira com um espanador
Comece removendo toda a poeira da sua tela com o uso de um espanador ou um pano de microfibra. Apenas tome cuidado para não fazer com que essa poeira voe para a janela do vizinho debaixo, caso você more em um apartamento.
Nessas situações, o uso do aspirador de pó pode ser mais eficiente, uma vez que ele suga o pó, ao invés de espalhá-lo pelo ar.
Ou então, se você não tiver aspirador, use um pano levemente umedecido, pois ele também vai ajudar a capturar melhor essa poeira.
2. Prepare uma mistura com sabão
Uma misturinha de água com sabão neutro já é o bastante para soltar bem a sujeira da sua rede de proteção. Você pode usar cerca de uma colher de sopa de sabão para cada litro de água morna, misturando tudo muito bem.
Não exagere na quantidade de sabão, pois pode ser um pouco difícil remover tudo depois.
3. Use uma esponja para lavar
Depois de fazer a misturinha, mergulhe uma esponja macia nesse preparo e use-a para lavar e esfregar a tela. É importante não deixar a esponja encharcada, já que isso faria com que a água e o sabão respingassem demais.
Além disso, você não deve fazer muita força contra a rede, pois ficar empurrando ela demais, com o passar do tempo, pode criar desgastes. Use uma força suave e mediana.
4. Remova a espuma com um pano úmido
Assim que você perceber que conseguiu limpar redes de proteção, dando atenção aos detalhes, é hora de remover a espuma. Para isso, você deverá usar um pano levemente úmido para ir “enxaguando” e removendo toda a espuma e sujeira que se soltou.
5. Secagem e dicas finais
Por fim, você pode secar a sua rede com um pano limpo ou deixar que ela seque naturalmente.
É importante destacar que essa limpeza não deve ser feita com força, como comentamos, para não danificar a rede. Também não recomendamos que você remova a rede se não tiver conhecimento, já que isso pode deixá-la insegura depois.
Use apenas sabão neutro e água, e não use uma esponja abrasiva para esfregar.
Assim, será possível limpar redes de proteção sem danificar a estrutura delas. Boa limpeza!