Quando você sabe como limpar TV de forma correta, é possível preservar o equipamento, mantendo-o em bom estado por muito mais tempo.
Isso faz toda a diferença, principalmente quando se considera que o eletrônico acumula pó com frequência. Dependendo do local de uso, também pode acumular gordura, o que é muito comum na cozinha e em salas integradas com a cozinha.
Mas como limpar TV corretamente? Aqui, você confere 7 dicas que vão te auxiliar nesse processo, realizando-o com maior praticidade. Vamos juntos?
-
Verifique as instruções do fabricante sobre como limpar TV
Pode parecer um detalhe que deve ser deixado de lado, mas não é. Verificar as instruções do fabricante sobre como limpar TV ajuda a evitar danos no eletrônico. Portanto, não deixe de conferi-las, o que normalmente vem no manual do produto.
Existem algumas substâncias abrasivas que devem ser evitadas, como álcool comum e acetona. Se sua TV não suportar esses produtos e você os utilizar sem saber que não pode, o dano é irreversível.
-
Desligue a TV para limpá-la
Recomenda-se que desligue a televisão da tomada para limpá-la com maior praticidade e segurança. Caso ela esteja quente, espere que esfrie e somente após isso inicie o processo de limpeza.
Se você limpar o aparelho quente, há uma grande chance de danificar a TV ao passar algum produto. O problema mais comum é o surgimento de manchas, como as que aparecem na tela ou na traseira do equipamento.
-
Faça a limpeza com um pano de microfibra
Quanto mais macio for o pano para limpar TV, melhor. Desse modo, reduz-se expressivamente a possibilidade de riscar a tela. O ideal é o pano de microfibra, que além de ser supermacio também consegue reter partículas de pó com mais facilidade.
Não tem panos de microfibra em casa? Sem problemas, você pode substituí-los por flanelas de algodão. Não use tecidos muito rústicos, pois eles apresentam uma chance maior de danificar o equipamento, principalmente a tela.
Além dos panos de microfibra, também é interessante ter outros acessórios. Recomenda-se que separe um pincel ou escova de dentes com cerdas macias, pois ambos ajudam a remover o pó de locais de difícil acesso, como os cantos do aparelho.
-
Remova o pó com delicadeza
A remoção do pó é a etapa inicial de limpeza do equipamento. Mas nada de aplicar movimentos fortes sobre a TV ao tirar a sujeira. A recomendação geral é que passe o pano ou escova com delicadeza, evitando danos na televisão. Se possível, apoie o aparelho em uma superfície lisa e limpa para fazer esse processo.
-
Tire manchas usando os produtos certos
Se seu aparelho tiver manchas que não saem numa simples passada de pano, indica-se o uso de produtos. E o que você deve utilizar?
De maneira geral, recomenda-se a limpeza com álcool isopropílico ou um produto específico para telas. Em caso de dúvidas sobre a possibilidade de uso de outros produtos, consulte o manual do equipamento.
-
Não aplique líquidos diretamente na TV
Há quem faça a limpeza aplicando produtos líquidos diretamente na TV, mas isso é um erro que pode ser fatal para o equipamento. A indicação é que coloque o produto no pano de microfibra, em pouca quantidade, e depois passe no aparelho.
Se aplicar o produto diretamente no aparelho, há o risco de que o líquido entre dentro da TV, comprometendo algum componente, tanto em curto como em longo prazo. Portanto, o ideal é evitar!
-
Limpe o controle remoto
Além da TV em si, também é importante limpar o controle remoto, que acumula poeira e gordura das mãos com o uso contínuo. Utilize os mesmos produtos que usou para limpar a televisão!
Agora que você já sabe como limpar TV corretamente, aproveite para higienizar a sua!