Será que você realmente está limpando a casa da maneira certa? Às vezes, achamos que estamos seguindo um passo a passo eficiente, mas, na prática, acabamos deixando de lado alguns cuidados que podem fazer toda a diferença no processo.
Pensando nisso, elaboramos este guia para te ajudar a analisar se você realmente está limpando a sua casa da melhor forma possível. Não deixe de conferir!
Você está limpando a casa da maneira certa? Confira alguns erros!
Para saber se você está limpando a casa da maneira certa, considere avaliar se os erros abaixo fazem parte ou não da sua rotina:
1. Exagerar na quantidade de produto
A quantidade de produto que deve ser usada em cada limpeza corresponde ao que é indicado pelo fabricante. Caso contrário, podemos estar danificando as superfícies e até mesmo “sujando” elas com muito produto.
Por exemplo, o excesso de desinfetante na água do balde para passar pano pode deixar o piso pegajoso, dando um acabamento opaco para a sua casa, o que não é nada legal.
Portanto, nada de excesso nos produtos, ok?
2. Não seguir as instruções de limpeza
Este ponto está intimamente relacionado com o anterior: afinal, não seguir as recomendações dos fabricantes de produto de limpeza é um passo para limpar de maneira equivocada.
Isso porque, não basta encher o ambiente de produto de limpeza, é preciso fazer as escolhas certas para cada etapa da faxina.
3. Não trocar os panos de limpeza
A troca dos panos de limpeza deve ser feita regularmente, afinal, com o passar do tempo eles ficam desgastados e ruins. Além do mais, itens mais novos tendem a limpar as superfícies com mais facilidade, em muitos casos.
4. Não ter uma sequência lógica na limpeza
Limpar aleatoriamente pode ser um problema. Pois pare e pense: se primeiro você tira o pó dos móveis, e só depois limpa o teto, é claro que terá que limpar os móveis de novo, concorda?
Portanto, para saber se você está limpando a casa da maneira certa, verifique se há uma sequência lógica nas suas faxinas.
5. Ignorar a limpeza difícil
A limpeza difícil é mais enjoada, a gente sabe. No entanto, ignorá-la pode fazer com que a casa nunca fique limpa.
Por exemplo, se você nunca limpar embaixo e atrás dos móveis, esse pó ali armazenado poderá sempre se espalhar pelos ambientes logo após a sua faxina – o que não é nada agradável.
6. Focar em limpar um cômodo por vez na faxina
Sabe aquele hábito de começar a limpar o quarto e sair dele somente quando terminar? Esse tipo de limpeza pode não ser tão funcional.
O ideal é ir por categorias: todos os tetos, todas as paredes, todos os móveis e o chão de todos os cômodos.
Dessa maneira, não se corre aquele risco de sujar uma área que já havia sido limpa.
7. Não organizar antes de limpar
Por fim, tentar fazer faxina sem organizar o ambiente pode não ser a melhor escolha, uma vez que a bagunça atrapalha a limpeza.
Portanto, tente sempre organizar toda a bagunça primeiro e, somente depois disso, começar a limpeza.
Boa sorte nas suas faxinas!