Uma dúvida muito constante entre as pessoas que cuidam da casa é saber se pode lavar tapete na máquina. E será que realmente é possível lavar sem danificar o tapete?
Sem dúvidas, o tapete é um dos itens que mais sujam dentro de casa, nele se acumula muita poeira, todos pisam, os animais deitam nele, assim acumula muita sujeira e pelo.
A boa notícia é que, na grande maioria, é sim possível lavar tapete na máquina e vamos te dar dicas para fazer essa lavagem corretamente.
Considerações sobre lavar tapete na máquina
É fundamental que, antes de colocar na máquina, você verifique se o tapete realmente pode ir, pois alguns não podem ou não suportam a lavagem na máquina.
Também é importante que você veja se a sua máquina de lavar suporta um tapete.
Sabendo disso vamos te contar como lavar tapete na máquina e como lavar cada tipo de tapete:
Antes de ir para a máquina
Para lavar tapete na máquina é preciso que você realize uma limpeza antes. Retira a poeira antes de colocar na máquina de lavar, pois se não removê-la, você pode acabar acumulando a poeira no filtro da sua máquina.
Você pode usar o auxílio do aspirador de pó, para tirar a sujeira, ou bater ele para remover a poeira.
Se possível, deixe de molho por um tempo, antes de colocar na máquina, pois se for com muita sujeira para sua lavadora, pode ser que essa sujeira acumule no filtro e ela tenha dificuldades de funcionar.
Como lavar o tapete na máquina?
Se você já realizou o primeiro passo, que é retirar a sujeira que pode ser removida com uma vassoura ou aspirador de pó, seu tapete está pronto para ir para a máquina. Veja só:
- Selecione o ciclo de roupas pesadas;
- Coloque o sabão de sua preferência;
- Coloque a lavadora pra funcionar e aguarde a finalização.
Lembre-se de que é importante verificar se sua máquina suporta a lavagem de um tapete.
Para garantir que todo o sabão saiu de seu tapete, opte por fazer de 2 a 3 enxágues, assim não ficará nenhum resíduo de sabão nele.
Orientações finais
Sempre que possível opte por uma lavagem a seco para evitar danificar o mínimo possível de seu tapete e sua máquina de lavar. Mas se preferir na lavadora, siga as orientações da etiqueta corretamente.
Não esqueça da pré-lavagem. Verifique sempre os tipos de tapete que vão na máquina e os que não podem ir.
Tapetes de tricô, lã, fibras naturais, palha e alguns de tecidos delicados não devem de jeito nenhum ir para a máquina, pois eles podem ser danificados e perderão a sua utilidade.
Seguindo essas orientações você pode ter seu trabalho do lar facilitado. Não se esqueça de deixar seu tapete secando bem ao ar livre, e não use ele quando estiver molhado, ele vai ficar com mau cheiro.
Sempre que puder contrate um profissional para realizar a limpeza correta de seu tapete. Até a próxima!