Muitas vezes, secar roupa em apartamento pode parecer uma tarefa impossível, principalmente em dias mais frios. Quando as peças não secam corretamente, há o risco de que fiquem com mau cheiro ou, até mesmo, mofo.
Você mora em apartamento e enfrenta essa dificuldade? Não precisa desanimar! Aqui, apresentamos 6 dicas de como secar roupa em apartamento. Confira quais são e siga todas para manter suas peças em perfeito estado!
6 dicas de como secar roupa em apartamento
A tarefa de secar roupa em apartamento se torna muito mais fácil se seguir alguns truques. Abaixo, listamos os principais para que você conheça e adote ao lavar roupa. Acompanhe:
-
Use diferentes tipos de varal
Em muitos casos, a lavanderia é pequena e a quantidade de roupas é grande. Para não deixar tudo amontoado, é interessante utilizar diferentes tipos de varal. Inclusive, dá para deixá-los em áreas que batem mais sol, como próximo da janela do quarto ou na varanda do apartamento.
É o caso do varal de chão, que é móvel e pode ser deixado em qualquer canto. Normalmente, ele é dobrável, o que permite reduzir seu tamanho quando não estiver em uso, otimizando o espaço no apartamento.
Outras opções são o varal de teto, o varal vertical (possui prateleiras suspensas retráteis) e o tradicional varal de parede. O ideal é escolher as alternativas de acordo com o espaço que possui na lavanderia ou apartamento.
-
Aposte em cabides
O espaço para secar roupa em apartamento é pequeno? Isso é muito comum, sobretudo em imóveis menores. Porém, existe uma dica infalível para otimizar o espaço e garantir uma boa circulação de ar entre as peças: usar cabides.
Ao pendurar a roupa no cabide, reduz-se o espaço que a peça ocupa no varal. Além disso, evita-se que o item fique com marca de pregador, minimizando o risco de danos.
-
Centrifugue bem as roupas
A centrifugação é essencial para remover o excesso de água da roupa, acelerando a secagem da peça. Portanto, utilize a função de centrifugação de sua máquina sempre no máximo.
Se lavar a peça à mão, recomenda-se que esprema bem a roupa. Torcer não é tão interessante porque pode danificar a fibra do tecido, deformando a peça. Quanto menos quantidade de água a roupa tiver, melhor.
-
Mantenha uma boa ventilação na área de secagem
Ter uma boa ventilação na área de secagem é essencial para acelerar esse processo. Mas como garanti-la? Simples: mantenha todas as janelas e portas da lavanderia abertas.
Outra dica que pode funcionar muito bem é colocar um ventilador, caso tenha um, na lavanderia. Ao ligá-lo, certifique-se de que o eletrodoméstico está girando, para que o vento atinja mais peças.
-
Separe as roupas ao pendurá-las no varal
Quem tem área de secagem pequena normalmente pendura peças juntas, unindo partes sob um mesmo pregador para otimizar o espaço no varal. É justamente aí que está o erro: isso dificulta a secagem, pois as roupas ficam sobrepostas.
O ideal é que deixe um espaço mínimo entre as peças, bem como que elas fiquem esticadas no varal. Isso facilita a circulação do ar e torna o processo de secagem mais rápido.
-
Utilize a função de secagem de sua máquina de maneira estratégica
Você tem uma máquina lava e seca? Então, saiba que você pode usar essa função de maneira estratégica. Normalmente, o tempo total de secagem da máquina é de cerca de 5 horas, o que costuma gastar mais energia elétrica.
No entanto, você não precisa fazer o ciclo completo, principalmente se as peças forem mais leves. O ideal é que personalize o tempo total de secagem, reduzindo-o. Se as peças não secarem totalmente, você pode terminar esse processo no varal.
Adote nossas dicas e aproveite para secar roupa em apartamento com muito mais facilidade!