Não sabe como trocar torneira, não importa se da cozinha, lavanderia ou banheiro? Acredite, essa tarefa é mais simples do que parece, basta cumprir algumas etapas essenciais que facilitarão seu trabalho.
Para te auxiliar nesse momento, preparamos um passo a passo completo sobre como trocar torneira. Continue a leitura para descobrir como realizar essa tarefa de maneira correta e econômica, sem contratar um profissional!
Quando trocar a torneira?
A troca se faz necessária quando houver vazamentos devido ao mau funcionamento da torneira original. Em muitos casos, um simples conserto não é suficiente, necessitando de troca porque os componentes originais estão muito desgastados.
Substituir também é interessante no upgrade da torneira, escolhendo um modelo melhor que atenda suas necessidades. Na cozinha, por exemplo, existem alternativas flexíveis. Já na lavanderia, há opções para instalação de máquina de lavar.
Passo a passo de como trocar torneira
Afinal, como trocar torneira com praticidade, minimizando erros? A seguir, apresentamos um passo a passo completo que vai te ajudar nesse momento. Acompanhe e siga nossas dicas:
-
Feche o registro de água
Se você não quer tomar banho enquanto troca a torneira, seu primeiro passo é fechar o registro de água. Normalmente, ele fica perto da pia ou tanque e ao fechá-lo é possível interromper o fluxo de água somente no cômodo.
Assim, quando tirar a torneira, evitará que um jato de água saia, molhe você e toda a área. É mais seguro e prático fechar o registro, o que deve ser feito girando-o no sentido horário.
Caso seu imóvel não tenha um registro na área em que deseja trocar a torneira, talvez você tenha de fechar o registro geral. Ele normalmente fica na área externa da casa.
-
Abra a torneira antes de tirá-la
O segundo passo é abrir a torneira antes de tirá-la, o que libera o excesso de água que ficou no cano. Desse modo, evita-se molhar todo o espaço, conseguindo trabalhar com maior facilidade.
-
Tire a torneira antiga
O processo segue com a retirada da torneira antiga. É muito importante realizar isso com cuidado, para não quebrar o cano. Recomenda-se girar a torneira para a esquerda, ou seja, em sentido anti-horário.
Caso a torneira esteja muito apertada, o ideal é usar um alicate de pressão ou chave para trocar torneira da pia ou tanque. Depois que você der a primeira volta usando essas ferramentas, é mais fácil soltar o restante com as mãos.
Se a torneira estiver com mangueiras ou peças acessórias, aproveite para retirá-las antes de iniciar esse processo. Dessa forma, terá maior praticidade na troca, além de evitar danos em outros itens.
-
Instale a nova torneira
O último passo de como trocar torneira é instalar a nova. Para isso, recomenda-se limpar e secar bem o local, removendo quaisquer resíduos que tenha na área.
Então, verifique as instruções de montagem do fabricante, bem como se há necessidade de usar o adaptador que normalmente vem com o kit. Se a torneira nova tiver o mesmo diâmetro do cano, é provável que não precise do adaptador.
Depois, passe a fita veda-rosca ao redor da parte de conexão da torneira com o cano. A recomendação é que faça, no mínimo, cinco voltas com a fita veda-rosca.
Após esse passo, encaixe a torneira no cano e gire no sentido horário. Faça isso com delicadeza, para evitar danos na torneira e no cano. Se tiver dificuldade nos movimentos, use um grifo. No entanto, não coloque muita força, pois a ferramenta pode danificar o acabamento da torneira nova.
-
Abra o registro
Após a instalação, abra o registro e a torneira. Então, verifique se há vazamentos e, em caso positivo, feche o registro novamente, tire a torneira e passe mais fita veda-rosca, o que evitará a saída da água. Simples, não é mesmo?