Ter ferramentas de jardinagem faz toda a diferença no cuidado com plantas. Com elas, você consegue realizar atividades básicas, como a rega, de maneira simples e prática.
Mas quais são as principais ferramentas de jardinagem que você precisa ter? A seguir, apresentamos as principais. Continue a leitura para descobrir quais são e monte um kit de jardinagem completo para cuidar de suas plantinhas!
6 ferramentas de jardinagem essenciais
O kit de ferramentas de jardinagem pode ter vários itens, dependendo do tipo de planta que você cultiva em casa. No entanto, existem algumas ferramentas básicas que todo mundo deve ter. Abaixo, você conhece quais são:
-
Pá para jardinagem
As pás são elementos fundamentais porque possibilitam o plantio com muito mais facilidade. Com elas, você coloca terra no vaso com maior praticidade, bem como abre buracos de maneira rápida.
-
Regador e mangueira
Ambas as ferramentas de jardinagem têm como finalidade realizar regas de plantas. A diferença é que o regador é mais pontual, enquanto a mangueira possibilita colocar água em uma área maior.
-
Borrifador
Outra ferramenta importante de se ter ao cultivar plantas em casa é o borrifador. Algumas espécies devem receber água nas folhas, mas de maneira delicada, como se fosse uma névoa.
Isso é possível com essa ferramenta! Caso não encontre um borrifador, você pode substituí-lo por um pulverizador. Vale lembrar que essa ferramenta também pode ser utilizada para aplicação de produtos como defensivos para combate de pragas.
-
Tesoura de poda
Algumas plantas precisam passar por podas regulares, para manter sua beleza e saúde. A maneira mais segura de realizar esse processo é usando uma tesoura de poda e não aquela clássica de cortar papel que você tem em casa.
A tesoura de poda é a melhor opção porque suas lâminas provocam um dano mínimo à planta, evitando que fique exposta a pragas e doenças. Além disso, tem manuseio simples e seguro.
-
Ancinho
O ancinho é uma ferramenta de jardinagem que tem como finalidade a remoção de galhos e folhas que caíram no solo. Outra função importante é a aeração da terra, o que contribui para a melhor absorção de água e nutrientes pela planta.
-
Luvas
Você sabia que existem plantas que são tóxicas? Se sua pele entrar em contato com parte dessas espécies, você pode ter irritação e alergias. Por isso, é importante evitar o contato com essas plantas.
É justamente aí que entram as luvas. Elas formam uma camada de proteção em suas mãos e parte dos braços, impedindo o contato direto com as plantas. Outra vantagem é que evita cortes e arranhões, caso a planta tenha espinhos.
A luva também é importante no manuseio da planta que está infectada por doenças e pragas. Assim, evita-se o contato com microrganismos nocivos, protegendo sua saúde.
O que considerar ao escolher ferramentas de jardinagem?
Ao comprar ferramentas de jardinagem, é importante ter em mente alguns detalhes para escolher as versões perfeitas. Veja, a seguir, o que considerar:
- Tamanho da área com plantas: a ferramenta deve ser proporcional ao local. Por exemplo, se escolher uma pá muito pequena, certamente demorará mais para realizar cuidados em áreas grandes;
- Material das ferramentas: recomenda-se que dê preferência para materiais de qualidade, como o aço inoxidável e o plástico resistente a danos. Isso indica que as ferramentas durarão mais tempo;
- Ergonomia: quanto mais ergonômica for a ferramenta, melhor. Isso significa que terá maior praticidade e conforto no uso, conseguindo manuseá-la por um maior tempo;
- Capacidade do regador e bico: o ideal é que a capacidade seja média e o bico fino, para conseguir molhar a terra somente. O bico maior é ideal para regar áreas grandes e não plantas em vasos.
Siga todas as nossas dicas para escolher ferramentas de jardinagem e monte um kit completo e de qualidade!