Você sabe como calcular a quantidade de tinta para pintar uma casa? Isso é essencial para evitar paradas no trabalho e idas desnecessárias à loja, bem como o desperdício de tinta.
Mas como calcular a quantidade de tinta para pintar uma casa? Pode parecer uma tarefa difícil, mas dá para simplificá-la com algumas dicas preciosas. A seguir, você confere quais são. Conheça e siga todas para não errar no cálculo!
2 dicas de como calcular a quantidade de tinta para pintar uma casa
Saber como calcular a quantidade de tinta para pintar uma casa simplifica seu trabalho em reformas. Além disso, ajuda a economizar, sem sobrar produto.
Pensando em te ajudar a estabelecer a quantidade ideal de tinta, separamos algumas dicas infalíveis que reduzem bastante a possibilidade de erro. Confira quais são:
-
Meça a área que deseja pintar
Seu primeiro passo é um muito importante: medir a área que pretende pintar, considerando-a em metros quadrados. Mas como fazer isso? É só medir e multiplicar a largura pelo comprimento.
Por exemplo, suponha que uma parede tenha 5 metros de largura e 3 metros de altura. Basta multiplicar 5 por 3, chegando a uma área de 15 metros quadrados.
-
Subtraia recortes de portas e janelas
Se você quiser ter ainda mais precisão no cálculo da quantidade de tinta para pintar uma casa, recomenda-se que subtraia os recortes de portas e janelas. Para isso, é só medir essas estruturas e subtrair o total da área da parede.
Suponha que sua parede tenha 15 metros quadrados, mas uma janela de 2 metros quadrados. Basta subtrair 2 de 15 para chegar ao total de 13 metros quadrados. Portanto, você precisa de tinta o suficiente para cobrir uma parede de 13 metros quadrados, no mínimo.
Detalhes extras que podem influenciar na quantidade de tinta
Existem detalhes extras que podem influenciar na quantidade de tinta que você precisará. A seguir, listamos quais são para que você conheça e saiba como agir:
Rendimento da tinta
Há tintas que rendem mais, outras rendem menos. Tudo varia de acordo com o acabamento, possibilidade de diluição em água, entre outros. O ideal é que verifique o rendimento da tinta antes de comprá-la, informação que está na embalagem do produto.
O fabricante normalmente indica quantos metros quadrados a quantidade de tinta da embalagem é capaz de cobrir. Um detalhe importante: considera-se a quantidade de demãos necessárias para ter um bom acabamento. Portanto, não deixe de ler o rótulo.
Para exemplificar, considere que um galão de cerca de 3,5 litros de tinta pinta 30 metros quadrados de área, considerando três demãos. Se quiser pintar um imóvel de 60 metros quadrados, você precisará de 2 galões de 3,5 litros.
Estado da superfície
Se a superfície tiver alta porosidade, textura e manchas que não são removidas na limpeza, você vai precisar de mais tinta para fazer mais demãos. Para evitar ter de comprar muito produto para corrigir esses detalhes, prefira tintas de alta cobertura e baixo respingo.
Número de demãos
Um acabamento uniforme exige de duas a três demãos. Logo, escolha um galão de tinta que já contemple essas aplicações extras, para evitar a falta de produto.
Cor da tinta
Sabia que a cor também influencia na quantidade de tinta que você precisa? De maneira geral, quanto mais intensa for a cor, mais demãos você precisará.
Cores intensas costumam ficar falhadas nas primeiras aplicações, demandando o mínimo de três demãos para atingir uma cobertura uniforme.
Sobra de segurança
Sempre que for comprar tinta para pintar casa, considere uma sobra de segurança. Trata-se de um valor extra para evitar faltas, total que deve ser de 20%. Portanto, se você precisa de 4 litros de tinta, compre 4,8 ou 5, para não ter falta.
Viu só como é simples? Não deixe de seguir nossas dicas ao reformar sua casa!