Para lavar a esponja de maquiagem corretamente é preciso usar os produtos certos e enxaguá-la da maneira mais adequada possível. E como podemos fazer tudo isso em casa?
Neste texto, explicamos um passo a passo prático que poderá te ajudar. Acompanhe e confira!
Como lavar a esponja de maquiagem? Confira o passo a passo
Reserve um tempinho do seu dia para lavar a esponja de maquiagem com todo o cuidado que esse processo exige, a fim de obter um bom resultado.
A seguir, apresentamos o passo a passo que você pode considerar nesse processo:
1. Deixe a sua esponja de molho
Comece deixando a sua esponja de molho durante um tempo. Esse molho fará com que ela absorva a água e também comece a “soltar” os fragmentos e as partículas de maquiagem que possam estar no seu interior.
Se possível, deixe ela de molho por, pelo menos, uma hora, espremendo-a, de tempos em tempos, para que haja uma verdadeira “troca” da água interior da esponja.
2. Esfregue-a com as mãos
Em seguida, você deverá esfregar a sua esponja com as mãos, delicadamente. Nessa etapa, você pode usar um pouco de shampoo de bebê para lavar a esponjinha, pois é um produto que limpa e, ao mesmo tempo, não é agressivo.
Não precisa exagerar na quantidade, pode ser apenas o suficiente para fazer uma espuminha. Vá esfregando cuidadosamente nessa etapa, para limpar bem a sua esponja.
3. Esprema e encharque várias vezes
Depois desse processo, você deverá espremer e encharcar com água limpa diversas vezes. Esse processo vai fazer com que seja possível remover todas as partículas de maquiagem e sujeira que ainda estão dentro da sua esponja.
Você pode fazer isso com ela mergulhada na água, bem como pode fazer com ela na torneira. Entretanto, nesse segundo caso haverá um maior consumo de água, o que não é nada interessante, concorda?
4. Enxágue abundantemente
Finalizada a etapa de lavar a esponja de maquiagem, é hora de enxaguar abundantemente. É muito importante que toda a espuma do shampoo venha a ser removida da sua esponja, para que isso não sirva de estopim para algum tipo de alergia ou incômodo na sua pele mais tarde.
Inclusive, é por conta disso que não podemos usar qualquer tipo de item para limpar, ok?
5. Deixe secar naturalmente
Por fim, é muito importante que você deixe a sua esponja em uma área à sombra para secar naturalmente. Esse ambiente precisa ser ventilado para que não demore muito tempo para a secagem acontecer.
Caso contrário, corre-se o risco de haver a proliferação de fungos no interior da sua esponja.
Por isso, inclusive, que se o fabricante indicar que você deixe a esponja secando ao ar livre, no sol, você pode fazer isso para o processo ser mais rápido. Porém, apenas se houver indicação do fabricante.
Se não, o calor excessivo do sol poderá danificar a estrutura da sua esponja, causando rachaduras e outros probleminhas. Fique de olho nisso, ok?
Esperamos que este guia possa te ajudar!