Você sabia que os adubos orgânicos são poderosos aliados no cuidado com suas plantinhas? Eles ajudam a repor nutrientes na terra de forma sustentável, com reaproveitamento de resíduos naturais que iam para o lixo.
Mas, afinal, o que você pode usar como adubo orgânico para cuidar de suas plantas? A seguir, apresentamos 4 resíduos que desempenham muito bem essa função.
Continue a leitura para conferir quais são e aproveite todos, evitando desperdícios e economizando ao manter suas plantinhas!
4 adubos orgânicos com resíduos do dia a dia
Você pode aproveitar diversos resíduos que produz no dia a dia, transformando-os em adubos orgânicos potentes. Abaixo, você descobre quais utilizar e como colocá-los nas plantas:
-
Casca de ovo
A casca de ovo é rica em cálcio, mineral importante para o desenvolvimento e saúde da planta, contribuindo para um crescimento adequado. Por isso, nada de jogá-la fora.
Mas como aproveitar a casca de ovo como adubo orgânico? O processo é mais simples do que muitos pensam! O segredo é lavar as cascas, secá-las totalmente (pode ser feito no forno) e triturá-las no liquidificador.
Então, é só colocar esse pó de casca de ovo na terra da planta. Para melhorar a absorção de nutrientes, faça uma rega após o uso do adubo orgânico. Isso fará com que os minerais cheguem até a raiz.
-
Borra de café
Acredite, a borra de café também é uma importante aliada no cuidado com as plantas. Ela é rica em nitrogênio, que é um dos nutrientes essenciais para o crescimento de folhas.
Quer aproveitar a borra de café como adubo orgânico? Então, é simples: não jogue esse resíduo fora após fazer seu cafezinho, espere que seque totalmente e guarde em um pote.
Para utilizar é muito fácil: coloque uma colher de sopa de borra de café na terra e faça a rega normalmente. Não exagere na quantidade, pois o excesso de nitrogênio na terra pode ser tóxico para a plantinha.
-
Casca de frutas e legumes
Outros resíduos que funcionam como adubos orgânicos são as cascas de frutas e legumes, pois são ricas em nutrientes. Elas enriquecem o solo e garantem minerais essenciais para o crescimento de plantas.
Um ótimo exemplo de casca que você pode utilizar é a de banana. Para isso, basta colocá-la em uma panela com um pouco de água, para fazer uma espécie de chá.
Após a fervura, deixe o chá de casca de banana esfriar e regue sua plantinha com essa água. Essa dica é perfeita para plantas que florescem, pois o chá de casca de banana é rico em potássio, mineral que estimula o surgimento de flores.
Há ainda a alternativa de fazer um composto orgânico com as cascas de frutas e legumes. É só colocá-las em uma composteira para decomposição rápida, utilizando em conjunto a palha, serragem, entre outros resíduos.
-
Restos de peixe e crustáceos
Esta dica é para quem tem jardim em área externa ou para quem não se importa com o cheiro de peixe e crustáceos, pois ele pode ficar no ambiente.
Os restos de peixe e crustáceos são ricos em fósforo e nitrogênio, que são dois nutrientes essenciais para o desenvolvimento e crescimento da planta.
Para seguir esta dica é simples, é só pegar esses restos e enterrá-los por 30 dias a 40 centímetros de profundidade. Isso transformará os resíduos em um potente adubo, que pode ser utilizado posteriormente no cultivo de plantas ou troca de vasos.
Viu só como é fácil fazer adubos orgânicos usando restos de alimentos? Com eles, você cuida de suas plantas em vasos ou jardim de forma econômica! Siga nossas dicas e tenha plantinhas sempre lindas e saudáveis!