Pendurar quadros na parede ajuda a dar um toque especial de charme e personalidade para a decoração. Com eles, também é possível conferir pinceladas de cor em ambientes monocromáticos ou neutros, dando-lhes mais vida.
Quer pendurar quadros na parede, mas não sabe como fazer isso? Sem problemas! Aqui, damos 6 dicas que vão simplificar essa tarefa. Continue a leitura para descobrir quais são e siga todas!
6 dicas de como pendurar quadros na parede
Pendurar quadros na parede pode parecer uma tarefa difícil, mas você consegue realizá-la com facilidade e de forma correta se seguir dicas especiais. Abaixo, apresentamos quais são essas dicas para que você adote ao instalar esses itens de decoração em seu lar:
-
Separe as ferramentas para pendurar quadros
Seu primeiro passo é separar todas as ferramentas que você vai precisar para a instalação, deixando-as acessíveis. E o que você necessita, especificamente? A seguir, apresentamos os principais itens:
- Martelo;
- Pregos ou ganchos;
- Fita métrica;
- Nível de bolha;
- Lápis.
Vale lembrar que esses são os itens para uma instalação clássica. Caso queira pendurar quadros usando adesivos, utilize-os no lugar dos pregos ou ganchos.
-
Teste o local de instalação
Antes de sair martelando a parede, é interessante testar o local de instalação. Assim, você terá uma ideia do resultado final. Mas como fazer esse teste? Simples: peça para uma pessoa segurar o quadro no local que deseja.
Se estiver fazendo esse serviço sozinho, utilize um móvel e/ou objetos para apoiar o quadro no local e altura de seu interesse. Durante o teste, verifique se o quadro está numa posição harmônica com o restante da decoração.
-
Escolha a altura mínima ideal
Quando se fala em pendurar quadros na parede, a altura é um fator importante. A regra geral é que coloque o centro do quadro na altura dos olhos, normalmente cerca de 1,60 metro a partir do chão.
-
Meça e faça as marcações na parede
Utilize a fita métrica para medir a altura de instalação do quadro, bem como um lápis para marcar a posição dele e os locais de furo. Dessa forma, minimiza-se o risco de erros na instalação, garantindo um bom resultado.
-
Escolha os pregos e ganchos adequados
Os pregos ou ganchos devem ser adequados ao quadro, considerando principalmente o peso da obra. Se for um quadro grande, você deve usar um prego ou gancho mais robusto, para suportar o peso. Portanto, atente-se a esse detalhe para não errar na instalação.
-
Vai pendurar mais de um quadro? Monte uma composição
Se você deseja pendurar mais de um quadro na parede, como se fosse uma galeria de arte particular, é importante montar uma composição. Desse modo, terá um visual mais bonito e harmônico, que valoriza as obras.
Existem diferentes composições que você pode fazer, como colocar os quadros lado a lado na horizontal ou vertical. Se quiser algo que fuja do óbvio, considere instalar os quadros na diagonal.
Também dá para pendurar quadros de diferentes tamanhos, de modo a aproveitar melhor o espaço disponível, tornando o ambiente personalizado e original.
Como pendurar quadros sem furar a parede?
Se sua vontade é pendurar quadros sem furar a parede, uma dica que funciona bem é usar ganchos adesivos ou adesivos para quadros. Mas atenção a um detalhe: esses itens precisam suportar o peso do quadro.
De maneira geral, o próprio fabricante do adesivo indica qual peso o produto suporta. Portanto, sempre verifique essa informação antes de comprar, para garantir a versão adequada.
Outra dica é não pendurar o quadro na parede, mas apoiá-lo nela. Se for grande, você pode deixá-lo no chão e apoiado na parede. Caso não seja, deixe o quadro sobre um móvel.
Seguindo essas dicas não há como errar ao pendurar quadros na parede! Aproveite para adotar todas em seu lar!