Saber quais são os principais erros na decoração do quarto das crianças que muitos pais cometem é um bom caminho para evitá-los e, assim, oferecer o que há de melhor aos pequenos.
Afinal de contas, a decoração do quarto não é algo que se envolve apenas com a estética, mas, sim, tem tudo a ver com a segurança, o bem-estar e até mesmo a calma das crianças. Quer entender melhor? Acompanhe este texto até o fim.
Erros na decoração do quarto das crianças: Confira quais são
Os erros na decoração do quarto das crianças podem ser sutis em muitos casos, por isso, os pais precisam dar uma atenção especial para conseguir não cometer esse tipo de equívoco.
Na listinha abaixo, apresentamos pontos de atenção para te ajudar. Continue lendo.
1. Exagerar na quantidade de cores e objetos decorativos
Embora os desenhos infantis e os contos de fadas sejam bem coloridos e cheios de personagens, a verdade é que esse tipo de efeito nos quartos das crianças pode não ser muito bacana.
Isso porque, a criança pode acabar sendo exposta a muitos estímulos visuais, o que pode atrapalhar a concentração nos estudos no quarto e também o momento de dormir e descansar.
2. Escolher móveis inadequados para os pequenos
Os móveis para o quarto das crianças devem ser seguros, firmes para não tombarem e sem quinas que possam causar acidentes com os pequenos.
Infelizmente, muitos cuidadores se esquecem de levar esses aspectos em conta.
3. Superlotar o ambiente
O ambiente também não deve ser superlotado. Primeiro, porque isso servirá de muito estímulo, como comentamos no tópico um. Segundo, porque isso pode deixar o quarto sem área para a criança brincar e usar a imaginação.
4. Escolher itens difíceis de limpar
Itens que são difíceis de limpar também são considerados um dos erros na decoração do quarto das crianças. É o caso de tapetes, cortinas e até mesmo móveis que dificultam a higienização, o que pode ser um problema para a saúde da criança.
5. Esquecer da iluminação adequada
A iluminação do quarto das crianças precisa ser pensada com atenção. Os pequenos precisam de uma boa iluminação para ler, brincar e estudar.
Além disso, a iluminação ajuda a criar um ambiente mais aconchegante e confortável. Por exemplo, as lâmpadas amarelas podem ajudar a induzir o sono, diferentemente das lâmpadas da cor branca.
6. Esquecer da área para brincadeiras criativas
As crianças, acima de tudo, são crianças. Elas precisam de áreas para brincar e se divertir no dia a dia. E essa premissa também deveria ser adotada no quarto dos pequenos.
Eles precisam de espaço para brincar, pensar criativamente, etc. Por isso, reserve um ambiente do quarto para pinturas, artes e brincadeiras mais livres.
7. Deixar de lado o ambiente de estudo/leitura
Por fim, é importante evitar um dos principais erros na decoração do quarto das crianças: não ter espaço para ler e estudar.
A criança precisa desse cantinho, até mesmo para ser estimulada a esse tipo de hábito. Assim, há uma maior tendência de ela gostar desse tipo de atividade no futuro.
Pense nesses aspectos! 🙂