Está em dúvida sobre como escolher ovo de Páscoa saudável para aproveitar a época mais deliciosa do ano? Na hora de comprar o seu ou ovos para presentear, é interessante garantir opções mais seguras à saúde.
O motivo é simples: na época de Páscoa, é comum rolar uma overdose de chocolate. Embora seja um doce saboroso, algumas alternativas são calóricas e possuem alto teor de açúcar, o que pode comprometer processos de emagrecimento e sua saúde.
Mas como escolher ovo de Páscoa saudável? Para te auxiliar nessa tarefa, separamos algumas dicas infalíveis. Confira quais são e siga todas para ter uma Páscoa deliciosa e saudável!
5 dicas de como escolher ovo de Páscoa saudável
Você sabia que dá para fazer escolhas mais saudáveis e inteligentes ao comprar ovo de Páscoa? Assim, você evita o consumo de uma alta dose de gordura e açúcar, sem deixar de aproveitar a data.
A seguir, você descobre 5 dicas de como escolher ovo de Páscoa saudável, acertando nas escolhas para si ou como presente. Acompanhe:
-
Conheça os principais tipos de chocolate
Saber quais são os principais tipos de chocolate e suas características ajudará você a escolher as opções mais saudáveis. Veja, a seguir, quais são os que mais se destacam:
- Chocolate branco: possui manteiga de cacau, leite em pó, lecitina de soja e açúcar em sua composição. É o mais calórico e doce de todos;
- Chocolate ao leite: tem massa de cacau, manteiga de cacau, leite em pó e lecitina de soja. Para ser chocolate ao leite, deve possuir 25% de cacau. É uma opção mais saudável ao chocolate branco, mas não é a melhor de todas;
- Chocolate amargo: categoria ampla que é dividida em chocolate meio amargo (possui de 35% a 50% de cacau), amargo (tem de 51% a 75% de cacau) e extra amargo (apresenta de 76% a 90% de cacau). Seu principal destaque é a menor quantidade de gordura e de açúcar, portanto, é mais saudável.
-
Quanto mais amargo, melhor
De maneira geral, uma dica de como escolher ovo de Páscoa saudável é seguir a regra “quanto mais amargo, melhor”. Isso se deve ao fato de essa alternativa ter baixo teor de gordura e açúcar.
Se você quiser focar totalmente no lado saudável, recomenda-se que compre um ovo de Páscoa que tenha 70% de cacau, no mínimo. Essa opção também se destaca por ter poder antioxidante, ajudando na beleza da pele e no fortalecimento do sistema imunológico.
-
Evite os ovos de Páscoa recheados
Os ovos recheados costumam ser tentadores, mas se sua ideia é ter uma Páscoa mais saudável, a dica é evitá-los. Os recheios costumam ser mais doces e calóricos, o que pode comprometer sua saúde ou dieta.
Se gostar muito de ovos de Páscoa recheados, a dica é que busque alternativas com recheios mais saudáveis, com menor quantidade de açúcar e baixa caloria.
-
Considere os ovos de Páscoa zero açúcar
Também existe a possibilidade de escolher ovos de Páscoa zero açúcar, que são versões sem açúcar refinado. São excelentes opções para diabéticos, inclusive para quem busca ovos de chocolate saudáveis.
Mas atenção a um detalhe: a ausência de açúcar torna esse tipo de chocolate mais amargo. Portanto, se gostar de versões com sabor mais suave, essa não é a melhor escolha.
Outra opção é apostar nos ovos de Páscoa com edulcorantes naturais, por exemplo, a stevia. Ela é um adoçante sem calorias, o que é uma alternativa interessante para quem está de dieta.
-
Sempre leia a tabela nutricional dos ovos de Páscoa
Se sua intenção é ser saudável, não há como fugir, você precisa ler a tabela nutricional para fazer a melhor escolha de ovo de Páscoa. Prefira o que tiver menos ingredientes em sua composição, bem como menor quantidade de açúcar e gordura.