Saber curar panela antiaderente é muito importante para evitar o desgaste do revestimento e a perda da eficiência da panela em pouco tempo. Porém, como funciona esse processo? Será que é demorado?
De antemão, podemos dizer a você que fazer essa cura é muito mais simples do que você imagina e, neste texto, vamos te ajudar a cumprir esse processo da melhor forma. Acompanhe.
Como curar panela antiaderente?
Para curar panela antiaderente, é necessário seguir um passo a passo específico. Ele é bem simples, e feito com itens que você tem em casa. Porém, ainda assim é extremamente importante.
Nos passos abaixo, detalhamos tudo o que deve ser feito com cuidado e atenção.
1. Lave com água e sabão
Antes de qualquer coisa, é importante que você lave bem a sua panela com água em temperatura ambiente, sabão e esponja macia. Jamais use uma esponja abrasiva para lavar esse tipo de revestimento, afinal, isso poderá danificar a sua panela.
Também não exagere na quantidade de sabão. Apenas um pouquinho já será mais do que suficiente nesse processo.
Em seguida, enxágue bem, para que todo o detergente seja removido.
2. Secagem completa
Depois de remover o sabão, é importante que você deixe a sua panela secar completamente. Não siga para os próximos passos se ela ainda estiver com água, ok? Caso contrário, você poderá correr o risco de danificar o revestimento.
Inclusive, sugerimos que você use um pano de microfibra limpo para secá-la. Esse tipo de pano não deixa tanto fiapo e, inclusive, captura os possíveis fiozinhos que podem se soltar, o que é ótimo para você fazer essa secagem sem deixar “nada para trás”.
3. Aplicação do óleo de cozinha
Assim que a sua panela estiver seca, leve-a ao fogo médio ou baixo. Ela não precisa aquecer muito, apenas um pouquinho.
Quando ela estiver mais quentinha, você poderá aplicar uma fina camada de óleo de cozinha, usando um guardanapo, em todo o seu revestimento interior.
Isso deve ser feito com bastante cuidado, pois se você aquecer demais a panela, poderá queimar as mãos na aplicação. Fique de olho nisso, ok?
4. Aquecimento e resfriamento
Você pode aquecer um pouquinho esse óleo, mas sem excesso. Não deixe o óleo ferver e muito menos queimar na panela, pois isso pode estragar o revestimento. O ideal, para curar panela antiaderente, é que você aqueça apenas um pouco e logo desligue o fogo.
Depois disso, deixe que a panela simplesmente esfrie por completo. Não tire o óleo e nem a lave ainda quente ou morna. Ela precisa estar em temperatura ambiente para a higienização final.
5. Higienização final
Para finalizar o processo de como curar panela antiaderente, você pode lavá-la, em água que esteja na temperatura ambiente, com sabão novamente.
Em seguida, pode enxaguar abundantemente e secá-la.
Esses passos serão o suficiente para curar a maioria das panelas. Porém, ainda assim sugerimos que você sempre leia as instruções do fabricante para cumprir esse passo a passo da melhor forma possível.
E lembre-se, essa cura é fundamental para a durabilidade da panela. Não negligencie isso, ok?