Você precisa limpar tampa de panela de vidro, mas não sabe como pode fazer essa limpeza sem riscar? Não se preocupe! Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer essa limpeza de maneira efetiva, sem grandes investimentos.
Quer saber como? Acompanhe este texto e confira todos os detalhes que trouxemos para você.
Como limpar tampa de panela de vidro corretamente?
Para limpar tampa de panela de vidro, é necessário usar produtos que sejam suaves e esponjas que nunca sejam abrasivas. Caso contrário, com o passar do tempo, as suas tampas poderão começar a ficar muito opacas, por conta dos riscos que poderão aparecer.
A seguir, detalhamos melhor esse assunto:
1. Escolha a esponja ideal
A esponja ideal é aquela feita para lavar louças mesmo. Nesse caso, o recomendado é que você nunca use o lado verde da esponja, pois ele é muito mais abrasivo e pode acabar riscando o vidro e causando danos na estrutura.
Portanto, adquira esponjas simples para essa limpeza e prefira usar o lado que seja amarelo, sempre.
2. Valorize a água quente
A água quente pode ser uma grande aliada na hora de limpar tampa de panela de vidro. Sabe por quê? Porque ela ajuda a quebrar as partículas de gordura e sujeira com mais facilidade.
A gordura, mesmo, pode ser removida mais rapidamente, o que evita que precisemos ficar esfregando demasiadamente essa tampa.
Para isso, você pode despejar a água quente (não fervendo) diretamente na tampa, nos dois lados, para que a sujeira comece a se soltar.
Entretanto, cuidado com o choque térmico, ok? Não jogue água quente na tampa gelada, para não correr o risco de danificá-la.
3. Use escova nos cantinhos
Uma escova de dentes velha pode te ajudar a fazer a limpeza nos cantinhos, naquelas partes onde há o encontro do vidro com a beirada de metal.
Apenas cuide para que a escova não esfregue muito o vidro, pois, sem dúvidas, ela poderia começar a marcar essa área, riscando e causando danos.
4. Prefira apenas detergente
Ao invés de usar mil e um tipos de produtos de limpeza para limpar tampa de panela de vidro, considere o bom e o velho detergente de cozinha.
Esse tipo de produto não é abrasivo e não contém substâncias que podem desgastar o vidro, o que é ótimo para manter a longevidade do material. Por isso, costuma ser a alternativa mais indicada para esse tipo de limpeza, mesmo quando for mais “pesada” (lembre-se que a água quente ajuda muito aqui).
5. Seque com panos adequados
Por fim, você deve sempre usar panos macios e adequados para secar. Isso porque, panos que sejam muito ásperos também podem acabar riscando o vidro.
E não se esqueça de secar bem os cantinhos, para que não haja fungos se proliferando por ali, combinado?
Assim será possível ter um resultado super satisfatório e prolongar a vida útil das suas louças.