Fazer sabonete artesanal é uma boa alternativa para ter produtos de higiene pessoal personalizados, com o cheiro que você mais gosta. Além disso, é uma opção para venda, para fazer uma grana extra.
O melhor? É simples e barato fazer sabonete artesanal em casa! A seguir, você confere truques preciosos que vão te auxiliar nesse processo. Continue a leitura para conhecer quais são e aprenda a fazer sabonete artesanal!
O que você precisa para fazer sabonete artesanal?
Afinal, qual é a lista de ingredientes para fazer sabonete artesanal? Para facilitar a produção, montamos uma lista completa com tudo o que você precisa. Confira:
- 500 gramas de base glicerinada;
- Óleos essenciais de sua preferência;
- 1 colher de sopa de lauril;
- Forma de silicone;
- Panelas esmaltadas;
- Espátula de silicone.
Vale citar que esses são os ingredientes básicos para produção do sabonete artesanal. Você pode incluir outros, como o corante cosmético, caso queira dar cor ao produto.
Também existe a possibilidade de utilizar extratos, folhas, flores e frutas secas. Tais ingredientes ajudam a personalizar os sabonetes artesanais, tirando-os do óbvio.
Passo a passo para fazer sabonete artesanal
Com o passo a passo para fazer sabonete artesanal, você tem muito mais facilidade na produção, além de reduzir a possibilidade de erro. Veja, logo abaixo, como funciona:
-
Derreta a base de glicerina
Seu primeiro passo é derreter a base de glicerina. Para isso, basta cortá-la em cubos e colocá-la em uma panela esmaltada, que deve ser levada ao fogo.
Durante o derretimento, use a espátula de silicone para mexer, evitando que a base de glicerina queime. Um detalhe importante: o produto deve derreter por completo e não pode ferver.
Portanto, mantenha o fogo baixo durante todo o processo. Assim que notar que tudo derreteu, desligue o fogo e reserve. Caso faça um sabonete artesanal de manteiga de karité, você deve aproveitar o calor da glicerina para derretê-la. Acrescente a manteiga após tirar a base glicerinada do fogo.
-
Acrescente outros ingredientes
Aguarde cerca de cinco minutos para que a base esfrie e adicione os outros itens, como o lauril, óleos essenciais, extratos, ingredientes naturais secos, etc. Misture bem para agregar os materiais.
-
Despeje o sabonete caseiro na forma
Seu próximo passo é despejar o sabonete caseiro na forma de silicone, utilizando o formato que preferir. Dá para escolher formas redondas, retangulares, quadradas, ovais, entre outras.
Depois de colocar o sabonete artesanal na forma, cubra com um pano de prato limpo, para evitar que qualquer resíduo caia sobre o produto.
-
Aguarde o tempo de secagem do sabonete artesanal
Por último, você deve aguardar o tempo de secagem do sabonete. Leve a forma coberta para um local arejado, livre de umidade. Não coloque na geladeira, pois isso resseca e compromete o resultado final dos sabonetes.
Assim que notar que os sabonetes estão secos, você pode desenformá-los e armazená-los como preferir, seja numa embalagem de papel ou plástico.
Caso tenha a intenção de vender o produto, o ideal é que dê uma atenção especial para a embalagem, pois ela funciona como um diferencial. Escolha embalagens bonitas e diferenciadas, com cores e/ou estampas que remetem ao aroma do produto.
-
Cuidado com o armazenamento
O produto deve ficar em um local seco e com embalagem, nem que seja um papel manteiga simples. Dessa forma, conseguirá protegê-lo de forma adequada, permitindo que dure mais tempo.
Se for fazer o produto para uso próprio, você também pode mantê-lo dentro de gavetas e armários, o que ajudará a perfumar o interior do móvel.
Agora que você já sabe como fazer sabonete artesanal, aproveite para criar o seu e tenha versões customizadas incríveis, seja para uso próprio ou para venda!