Você tem dificuldades para remover mancha de vinho das suas roupas? Calma! A verdade é que, dependendo do momento em que você começar a tratar a peça de roupa, é possível obter um bom resultado. Quer saber quais passos devem ser dados nessas situações? Acompanhe este texto e confira todas as nossas dicas de hoje!
Truque certeiro para remover mancha de vinho
Para remover mancha de vinho, você pode recorrer a dois ingredientes simples e que, quem sabe, você já tem bem pertinho de você, na sua cozinha.
Um deles é claro que você tem em casa, o outro, pode ser que precise comprar no supermercado mais próximo – a não ser que você ame água com gás!
A seguir, explicamos com mais detalhes o passo a passo para limpar as manchas. Veja só:
1. Coloque a roupa em uma bacia
Antes de tudo, separe uma bacia que tenha um tamanho suficiente para você deixar a sua roupa de molho. Você deve posicionar a peça de um modo que a parte manchada não fique entrando em contato com as partes limpas da roupa.
Caso contrário, pode ser que você acabe aumentando as manchas, antes mesmo de conseguir limpar a sua roupa.
2. Aplique uma camada de sal
Depois de colocar a peça bem posicionada nessa bacia, aplique uma camada generosa de sal diretamente na área afetada. Sim, você deve cobrir essa área com uma boa quantidade de sal, para que seja possível cobrir bem e tratar a mancha profundamente.
Pode ser que você se depare com o sal sugando um pouco a cor do vinho, o que é normal. Se acontecer bastante, você pode jogar o sal fora e reaplicar um limpo na região a ser tratada.
3. Despeje água com gás
Em seguida, você deverá despejar uma boa quantidade de água com gás diretamente no sal que você acabou de aplicar. Não precisa encharcar toda a roupa, mas, sim, dê atenção à área que estiver toda manchada de vinho.
Quanto mais direcionada for a limpeza, mais fácil poderá ser remover mancha de vinho.
4. Esfregue com cuidado
Depois de preparar a sua peça para a limpeza, você pode começar a esfregar a área afetada. Se sentir necessidade, você pode aplicar um pouco mais de sal, para ter a sensação de “esfoliar” o tecido para remover mancha de vinho.
Lembrando que não se deve usar muita força nessa etapa, para não correr o risco de rasgar o tecido ou deixá-lo com aspecto de amarrotado, ok? Faça esse tratamento com cuidado, delicadeza e paciência.
É importante agir o mais rápido possível
Lembre-se sempre de que, em se tratando de remover mancha de vinho, é importante agir o mais rápido possível. Isso quer dizer que assim que o vinho for derramado, a peça deve começar a ser tratada, começando pela absorção do vinho com o uso de guardanapos, por exemplo.
Dessa maneira, o processo de limpeza tenderá a ser muito mais prático e eficiente. Pense nisso e boa sorte!