Você sabe como deixar a roupa de molho do jeito certo? Perguntamos isso, pois, infelizmente, muitas pessoas ainda cometem equívocos na hora de deixar a roupinha de molho, tendo problemas com manchas, mofo, mau cheiro, dentre outros contratempos.
Pensando nisso, preparamos este guia com um passo a passo que vai te ajudar a deixar a roupa de molho da melhor maneira. Acompanhe e confira as dicas!
Como deixar a roupa de molho adequadamente?
Para deixar a roupa de molho do jeito certo, é preciso entender uma premissa muito importante: cada tipo de roupa irá requerer um cuidado específico.
Isso quer dizer que algumas roupas poderão ficar de molho mais tempo, enquanto outras poderão ficar de molho por menos horas ou minutos.
Saber ler as instruções de lavagem em cada etiqueta é um bom passo para conseguir lavar as roupas da melhor forma.
A seguir, apresentamos outras orientações que podem ajudar:
1. Separe as roupas
Comece sempre separando bem as suas roupas. Você pode separá-las pelo tipo de tecido, cor e nível de sujeira. Afinal, quanto mais suja a roupa, maiores serão os cuidados tomados no molho, por isso essa separação é importante.
Com relação às cores, é ideal separá-las para que o tingimento de uma roupa não acabe manchando outra de cor diferente.
Já com relação ao tipo de tecido, alguns podem soltar mais fiapos e formar bolinhas, e quando separamos, reduzimos o atrito e as chances de haver a ocorrência de a sujeira de um tecido passar para outro.
2. Use os produtos certos na água
Os produtos que você vai usar para deixar a roupa de molho também são importantes e devem ser escolhidos com bastante atenção.
Isso porque, novamente, cada tipo de tecido pode ser lavado com produtos específicos. Alguns podem ser lavados com alvejante, enquanto outros não.
Leia sempre as etiquetas e use produtos do tipo ideal e na quantidade certa.
3. Mexa as roupas eventualmente
Para potencializar a entrega do produto nas peças de roupa, considere mexer, eventualmente, a misturinha e as peças. Lembrando que a roupa precisa ficar completamente submersa na água, ok?
Esse movimento que você fizer na água fará com que o produto acabe sendo entregue em toda a peça, facilitando a limpeza e o processo.
4. Deixe de molho algumas horas
Nesta etapa, é importante avaliar algumas coisas. Há peças que só podem ficar de molho 15 minutos, para não manchar, enquanto outras podem até ficar 12 horas de molho.
No entanto, há especialistas que comentam que a roupa deve ficar na água por, no máximo, 2 horas, para não proliferar bactérias no tecido.
De qualquer forma, sempre observe as necessidades de cada peça, e se precisar de mais tempo de molho, sugerimos a troca da água e um leve enxágue na peça entre um molho e outro.
5. Lave imediatamente depois do molho
Assim que você finalizar o período de pausa do molho, é hora de lavar bem a peça. É necessário remover todos os produtos que foram aplicados e enxaguar abundantemente, para não estragá-la.
Assim, você conseguirá deixar a roupa de molho da melhor forma possível!