Para tirar cheiro de peixe da cozinha, é necessário seguir alguns passos e tomar alguns cuidados para que o mau odor não fique impregnado no ambiente.
Para te ajudar nessa missão – que não é impossível! -, preparamos este guia com uma série de considerações que podem te ajudar. Acompanhe e confira.
Como tirar cheiro de peixe da cozinha?
Existem alguns itens que podem nos ajudar a tirar cheiro de peixe da cozinha. Inclusive, há ingredientes naturais que cumprem uma boa função. Isto é, você não precisa gastar com um monte de produto de limpeza, ok? Alguns itens simples já podem dar conta do recado.
Veja como isso é possível:
1. Abra bem o cômodo e ligue alguma ventilação
Antes de qualquer coisa, é importante abrir bem o cômodo e encontrar fontes de ventilação que ajudem a tirar qualquer vestígio de fumaça ou cheiro excessivo.
No quesito ventilação natural, tente abrir portas e janelas nas duas extremidades da casa, formando correntes de ar que possam ajudar a deixar o ambiente com menos odor.
Já com relação à ligar alguma ventilação, um bom ventilador pode te ajudar a dar conta do recado. Direcione-o de modo que ele esteja no “começo” do ambiente, onde há mais cheiro, em direção a alguma saída, como a janela ou a porta da cozinha.
2. Limpe bem as superfícies com sabão neutro e água
Se você fez o peixe no fogão e ele acabou ficando todo respingado de óleo, limpe bem essa superfície com água morna e sabão neutro.
Se respingou em outras superfícies, como bancada ou mesmo no piso da cozinha, limpe essas áreas da mesma maneira.
Não precisa usar um monte de produto. A água quente e o sabão costumam quebrar as partículas de gordura e dão um bom efeito.
3. Use café moído na cozinha
Para tirar cheiro de peixe da cozinha, você também pode preparar alguns recipientes, como potes, com uma pequena quantidade de café moído.
Deixe esse pote aberto em pontos estratégicos da cozinha, para que o cheiro de café comece a ser exalado, ao mesmo tempo em que o pó absorve o mau odor do peixe.
4. Use bicarbonato em pontos estratégicos
O bicarbonato de sódio também é muito conhecido por absorver cheiros do ambiente, quando colocado em recipientes abertos.
A diferença é que ele não irá exalar nenhum cheirinho, como o café, mas pode te ajudar a tirar cheiro de peixe da cozinha.
5. Não deixe nenhum utensílio sujo
Por fim, certifique-se de que lavou todos os pratos, panelas, talheres e demais utensílios que tiveram contato com o peixe, inclusive a própria pia onde você lavou a louça.
A água quente, nesses casos, pode ajudar muito. Assim, você consegue quebrar todas as “fontes” de cheiro de peixe, enquanto ainda usa os desodorizantes como bicarbonato e a ventilação.
Em poucos minutos, será possível notar uma grande diferença, pode acreditar. Faça o teste e confira se na sua casa funciona.
Boa sorte!