Muitos erros ao limpar chão de madeira podem ser cometidos até mesmo pelas pessoas mais experientes na faxina. Isso porque, algumas coisas podem passar despercebidas, o que é normal.
Porém, para que essa não seja a realidade na sua casa, preparamos este guia com uma série de considerações que vão te ajudar a entender melhor esse assunto. Acompanhe e confira a nossa lista de hoje!
5 erros ao limpar chão de madeira que muitos cometem
Os erros ao limpar chão de madeira podem parecer inofensivos, mas, com o tempo, podem acabar com o acabamento do seu assoalho, o que causará um aspecto nada interessante.
Portanto, para que isso não aconteça, considere dar uma olhadinha na lista abaixo:
1. Usar muita água na limpeza
Usar água demais pode parecer algo inofensivo, especialmente se você é do tipo que seca bem o chão depois. No entanto, a verdade é que essa grande quantidade de água pode fazer com que a umidade acabe impregnando na madeira, causando algumas deformidades.
Por isso, evite encharcar o piso de madeira quando for limpá-lo, preferindo panos que estejam úmidos, mas não pingando de água na hora de passá-los.
2. Usar produtos agressivos
Produtos que sejam agressivos por conta de suas composições, como álcool e alvejantes, também não devem ser usados no piso de madeira. Afinal, eles podem causar manchas quase que irreversíveis em muitos casos.
Além disso, não necessariamente farão uma limpeza adequada do seu chão, e ainda poderão deixar a madeira mais “exposta” por conta da remoção da cera de proteção.
3. Esfregar com utensílios abrasivos
Utensílios abrasivos, assim como produtos agressivos, não combinam com a limpeza da madeira. Ambos podem deixar o piso todo riscado e com um aspecto de estragado.
Por isso, não esfregue o chão com esponjas e escovas, use apenas um pano macio para as limpezas mais difíceis. Pode ser que demore um pouco fazer esse tipo de limpeza, mas, ainda assim, é extremamente importante seguir esse tipo de recomendação.
4. Não remover a sujeira do jeito certo
A remoção da sujeira também deve ser feita da maneira correta. Isto é, não basta passar um pano no chão e esperar que ele fique limpo. Acredite, esse é um dos erros ao limpar chão de madeira mais comum.
Quando apenas passamos o pano, sem aspirar ou varrer antes, as partículas de sujeira podem começar a riscar o seu piso, causando um desgaste que, com o passar do tempo, será bem perceptível.
5. Não secar bem no fim
Lembra que comentamos que molhar demais o chão não é uma boa ideia? Pois é… Deixar o piso secando naturalmente, com umidade sobre ele, também é um dos erros ao limpar chão de madeira.
Afinal, durante o tempo de secagem, a água pode começar a impregnar na madeira e potencializar as chances de haver a proliferação de fungos.
Portanto, sempre que finalizar a sua limpeza, seque bem, usando um pano macio, é claro. Assim, os resultados serão ainda melhores. Aposte nisso!