No dia a dia de limpeza, muitas pessoas cometem erros na hora de limpar a cozinha sem se darem conta desse tipo de problema. Passam dias sem dar atenção a pequenos detalhes que, na verdade, podem estar sendo o estopim para a proliferação de uma série de fungos e bactérias.
Pensando nessas situações, preparamos este guia com uma lista de considerações para você levar em conta e assim conseguir fazer uma limpeza mais efetiva nesse cômodo tão importante.
Erros na hora de limpar a cozinha: Será que você comete?
Os erros na hora de limpar a cozinha podem parecer bobos, mas, com o passar do tempo, podem causar contaminações em áreas de preparo de alimentos, o que pode ser bem perigoso. Vejamos a seguir algumas situações que podem causar isso:
1. Não limpar regularmente
A limpeza regular não é um capricho ou uma “mania de limpeza”, como muitos enxergam. Na verdade, esse tipo de limpeza é um verdadeiro facilitador no dia a dia de quem precisa cuidar da casa.
Isso porque, quando não limpamos a cozinha com frequência, corremos o risco de tornar a sujeira cada vez mais difícil e impregnada nas superfícies, fazendo com que cada limpeza, esporádica, tome muito tempo e precise de muita força ou produtos de limpeza caros.
Por isso, manter uma limpeza semanal com manutenções diárias costuma funcionar melhor.
2. Usar a mesma esponja para tudo
Pode parecer algo prático, mas, na verdade, esse é um dos principais erros na hora de limpar a cozinha! Usar a mesma esponja para tudo faz com que você acabe espalhando bactérias e sujeira de uma área na outra, o que, no fim das contas, faz com que nada fique verdadeiramente limpo.
O ideal é ter uma esponja para a louça e outra para superfícies como pia e fogão, e não uma para tudo.
3. Não desinfetar adequadamente
Você sabia que limpar não é o mesmo que desinfetar? É isso mesmo! A limpeza remove sujeira, é claro, mas o processo de desinfetar é responsável por remover bactérias que possam estar no cômodo.
Por isso, além de usar produtos cheirosos para limpar a sua cozinha, lembre-se de priorizar aqueles que ajudam a desinfetar as mais diversas superfícies.
4. Usar produtos inadequados
Produtos inadequados podem trazer uma série de problemas para a sua cozinha, sabia disso? É o caso de usar um produto que irá manchar as suas superfícies, por exemplo.
Além disso, produtos inadequados podem apenas mascarar a sujeira e não proporcionar uma limpeza de verdade. Por isso, sempre priorize por opções que foram feitas para a limpeza da cozinha.
5. Não secar bem as superfícies
Por fim, não se esqueça da secagem das superfícies. Deixá-las molhadas por muito tempo pode causar algo além das manchas de água: a proliferação de fungos.
Por conta disso, procure sempre secar as superfícies com um pano limpo e seco, garantindo um bom acabamento e evitando os erros na hora de limpar a cozinha.