Existem alguns erros ao limpar os azulejos que podemos cometer em nossas faxinas semanais sem que nos demos conta disso. Esses erros, com o passar do tempo, podem atrapalhara a higienização de diferentes cômodos das nossas casa.
Pensando nisso, preparamos este guia com uma lista de erros que você precisa conhecer para não cometer nas suas limpezas. Acompanhe e confira!
Evite estes erros ao limpar os azulejos!
Os erros ao limpar os azulejos podem atrapalhar na hora de manter a casa limpa por mais tempo, ou até mesmo na hora de acelerar o processo de limpeza nas faxinas.
Afinal, se limpamos algumas coisas de forma equivocada, podemos ter que dedicar mais tempo a essas limpezas, sem se dar conta disso.
A seguir, descrevemos algumas situações que valem a pena ser avaliadas:
1. Uso de produtos inadequados
Não é qualquer tipo de produto que devemos usar na hora de fazer a limpeza dos azulejos. Muitos produtos podem causar manchas, ou até mesmo mascarar a sujeira.
É o caso de opções que só têm cheirinho bom, mas nenhum agente de limpeza efetiva. Embora o piso possa ficar “cheiroso”, na realidade, poderá estar com muitas bactérias, o que não é nada bom para a nossa família, concorda?
Portanto, sempre procure usar produtos indicados para a limpeza de azulejos.
2. Não diluir o produto
Um dos erros ao limpar os azulejos que muitas pessoas cometem é o de aplicar o produto puro na superfície, ou seja, sem diluí-lo primeiro.
A consequência disso pode ser o aparecimento de manchas no seu piso, e a dificuldade de aplicá-lo em todo o ambiente.
Além disso, não diluir o produto pode deixar o seu piso opaco e com uma sensação desagradável ao toque, quando pisado.
3. Usar esponjas muito abrasivas
As esponjas muito abrasivas podem acabar riscando o seu piso, mesmo que de uma maneira micro e difícil de ser enxergada.
Por mais que possamos não enxergar riscos, esses micro desgastes do piso poderão acumular mais sujeira ao longo dos dias, ocasionando um resultado pouco interessante.
4. Não enxaguar bem
Depois de fazer a limpeza, é muito importante enxaguar bem as superfícies dos pisos. Se isso não for feito, muita sujeira ainda poderá permanecer ali, misturada com os produtos de limpeza que foram aplicados anteriormente.
Além disso, o piso pode ficar mais opaco, com sensação de estar “úmido” e até mesmo mais escorregadio por conta disso.
Por isso, sempre enxágue abundantemente para evitar mais um dos erros ao limpar os azulejos.
5. Não secar bem no fim
Por fim, outro grande erro cometido por muita gente é o de não secar o piso adequadamente. Isto é, muita gente deixa ele bem molhado, esperando que ele seque naturalmente.
Porém, isso pode criar um ambiente propício para fungos, bem como pode tornar a área mais escorregadia e perigosa.
E ainda, pode proliferar o mau odor no ambiente, fazendo com que a limpeza tenha sido em vão.
E sabe o que mais? Deixar o piso muito molhado pode causar as incômodas manchas de água.
Por conta desses fatores, esse é mais um dos erros ao limpar os azulejos que devemos evitar.