Você sente dificuldade para manter a casa arrumada? Saiba que existem hábitos que podem te ajudar a conquistar esse tipo de resultado de um modo mais simples.
Neste texto, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a ter uma casa muito arrumada. Acompanhe e inspire-se em nossas sugestões!
Hábitos que ajudam a manter a casa arrumada
Para manter a casa arrumada, podemos recorrer a alguns hábitos que, somados, mudam muita coisa em nosso lar. A seguir, descrevemos alguns deles. Avalie quais podem ser encaixados na sua rotina e aposte no que fizer mais sentido para a sua casa:
1. Defina o lugar para as suas coisas
A primeira coisa que precisamos fazer é definir o lugar para cada item de nossas casas. Será que você realmente sabe onde cada coisa deve ser guardada?
Esse conhecimento evita que deixemos as coisas espalhadas pelos cômodos, ou que tenhamos que perder horas e horas procurando.
2. Não guarde aleatoriamente
Pare de guardar os itens de forma aleatória, crendo que é algo temporário. Muitas pessoas despejam mil e um objetos em gavetas, crentes de que irão achar um lugar melhor mais tarde – mesmo não achando.
Sendo assim, siga a premissa que comentamos anteriormente: cada item deve ter o seu lugar.
3. Evite compras por impulso
Para manter a casa arrumada, é importante evitar as compras por impulso. Por quê? Porque elas sobrecarregam a nossa casa com muitas peças e objetos que não damos conta de guardar e organizar.
Portanto, sempre pense bem antes de comprar um item novo para a sua casa.
4. Faça descartes periódicos
Os descartes periódicos também são grandes aliados que fazem toda a diferença na sua vida. Você pode fazer uma faxina mensal para remover itens que não estão sendo usados, doando-os ou até mesmo vendendo-os, quando possível.
5. Não compre organizadores sem planejamento
Um erro que impede de manter a casa arrumada é o de comprar organizadores de forma completamente aleatória. No começo, pode parecer algo que funciona, mas, na verdade, pode ser algo que cria muito mais bagunça.
Portanto, planeje os tipos de organizadores que você precisa em cada área da sua casa e adquira adequadamente.
6. Mantenha uma rotina de pequenas limpezas e arrumações
As pequenas limpezas e arrumações diárias podem fazer toda a diferença na hora de manter a casa arrumada. Você pode criar uma rotina, uma espécie de cronograma, que te ajudar a manter tudo no lugar sempre.
Por exemplo, toda segunda-feira você pode remover o pó de cima de todos os móveis, enquanto na terça passa pano no chão.
Também pode reservar um dia para dar uma geral em gavetas, outra para arrumar bancadas, e assim por diante.
Acredite, esse tipo de cronograma pode fazer toda a diferença na sua rotina.
7. Reserve 30 minutos do dia para a arrumação
Além da rotina diária, considere reservar 30 dias de minutos para a arrumação geral. É o caso de ajeitar cortinas, almofadas, tapetes, bancadas e outros itens que possam ter ficado fora do lugar ao longo do dia.
Esse “toque final” ajudará a manter a casa arrumada.
Pense nisso!