Os erros na hora de limpar o mármore podem danificar a pedra e fazê-la perder o seu brilho no longo prazo. Por isso, é importante conhecer quais desses tipos de ações podem ser prejudiciais, a fim de criar uma rotina de limpeza mais efetiva.
Para te ajudar, fizemos este conteúdo com diversas considerações. Acompanhe e veja se você já cometeu algum destes erros.
Evite estes erros na hora de limpar o mármore
Existem diversos erros na hora de limpar o mármore, que muita gente comete. Porém, vamos nos ater àqueles que são mais frequentes e que, muitas vezes, vêm “mascarados” como algo bom na higienização. A seguir, detalhamos essas situações para que você possa entender melhor:
1. Uso de produtos agressivos
O uso de produtos agressivos é um dos maiores erros na hora de limpar o mármore. E esses produtos não precisam ser solventes ou querosene, como algumas pessoas pensam. Produtos simples, como desengordurantes, água sanitária e até mesmo vinagre podem agredir o mármore, que é poroso, causando manchas, danificando a superfície, e assim por diante.
Por isso, sempre use produtos que foram indicados pela empresa que vendeu a você o seu mármore, evitando o que não foi indicado. Normalmente, a melhor opção costuma ser água com sabão neutro.
2. Esfregar demais
Tentar limpar excessivamente, a ponto de esfregar demais a superfície é outro erro muito comum. Embora possa parecer que você está limpando bem a sua pedra, a verdade é que isso pode estar removendo a superfície que é protetora.
Com o passar do tempo, a sua pedra pode começar a ficar mais vulnerável, o que aumenta as chances de manchas, por exemplo.
Portanto, na hora de limpar, nada de excessos, combinado?
3. Usar utensílios abrasivos
Utensílios abrasivos, como esponjas que arranham muito ou escovas, também podem acabar deixando riscos na superfície da sua pedra, prejudicando a qualidade e a beleza da peça. O ideal é usar apenas o lado mais macio da esponja ou, ainda, apenas os panos de microfibra, que capturam melhor a sujeira e são mais macios.
Apesar de ser uma pedra, os erros na hora de limpar o mármore podem deixá-lo muito vulnerável.
4. Não limpar logo após a sujeira ser derramada
Principalmente no caso do mármore branco, a limpeza da superfície deve ser feita assim que a sujeira for derramada. É o caso de fazer a limpeza logo quando um vinho é derramado, por exemplo.
Caso contrário, aos poucos o líquido poderá impregnar na pedra, de modo que não será possível limpar depois.
5. Não retirar o pó com frequência
Por fim, não tirar o pó com frequência é mais um dos erros na hora de limpar o mármore. Sabe por quê? Porque o mármore é poroso, o que faz com que a sujeira comece a ser absorvida com o passar do tempo.
Sendo assim, tirar o pó diariamente é o melhor caminho para manter a sua pedra sempre bem limpinha e pronta para embelezar a sua cozinha.
Fique de olho nesses aspectos.