Se você tem plantinhas em casa, seja em vaso ou jardim, certamente já enfrentou um problema comum: planta murcha. Isso pode acontecer por vários fatores, levando à morte da plantinha.
Mas não precisa desanimar! Dá para resolver esse problema de maneira simples, basta seguir alguns cuidados especiais com a planta murcha. A seguir, apresentamos os principais para que você adote todos. Acompanhe!
O que fazer para melhorar a planta murcha?
Basicamente, você deve adotar cuidados pontuais que vão ajudar a salvar a planta, tornando-a mais saudável. Abaixo, você descobre o que e como fazer:
-
Verifique se o problema não está na rega
A falta ou o excesso de água pode tornar a planta murcha. O ideal é que deixe a plantinha com a terra levemente úmida, para garantir que consiga absorver os nutrientes do solo.
Um detalhe importante: algumas espécies de plantas não gostam de uma quantidade excessiva de água. É o caso dos cactos e das suculentas, por isso você deve evitar regá-las em excesso.
Antes de colocar água na planta, enfie seu dedo ou um palito na terra. Se ele sair seco, é sinal de que a plantinha realmente precisa de água. Coloque o suficiente para deixar a terra úmida.
Não exagere na quantidade de água! Quando isso ocorre, há um maior risco de a planta sofrer uma infestação por pragas ou ter doenças pontuais. O melhor é evitar muita água.
-
Certifique-se de que a planta está recebendo a iluminação correta
Você sabia que existem plantas que precisam de muita luz solar, outras preferem ambientes iluminados, mas não gostam muito do sol, e outras que devem ficar na sombra?
Se você colocar no sol uma planta que gosta de sombra, certamente ela ficará murcha. Logo, sempre verifique que tipo de iluminação a planta prefere. Assim, poderá adequar esse detalhe, dando mais vida para a plantinha.
Aqui vai uma dica para te ajudar: se for uma planta de sol, mantenha-a na varanda, perto de janelas ou áreas externas. Para plantas de meia-sombra, deixe-as em ambientes fechados, porém iluminados durante o dia.
Se a planta for de sombra, não se engane! Ela ainda precisa de luz, mesmo que em quantidade mínima. Portanto, o ideal é deixá-la em áreas cobertas, mas que recebam luz solar ou artificial em algum momento do dia.
-
Considere se a planta não está num local com temperatura errada
Pode não parecer, mas a temperatura errada também pode deixar a planta murcha. O calor prejudica plantas mais delicadas, sendo mais indicado para espécies rústicas como o cacto.
Plantas delicadas devem ser mantidas em temperaturas amenas. Além disso, muito frio pode ser prejudicial às plantinhas. O ideal é que sempre faça uma pesquisa sobre a temperatura perfeita para as plantas que possui em casa, deixando-as em ambientes adequados.
-
Adube sua plantinha
Sabia que uma das principais causas de planta murcha é a falta de nutrientes no solo? Quando eles estão em baixa, a plantinha não consegue se alimentar, fica fraca e sem vida.
Daí a importância de adubá-la: nesse processo, é possível enriquecer a terra. Assim, a planta recebe os nutrientes que precisa para sobreviver e se desenvolver. Você pode desde usar adubos orgânicos até fertilizantes químicos, que são seguros para as plantas.
-
Verifique se a planta está com praga ou doença
Se a plantinha estiver infectada por alguma praga ou doença, ela ficará murcha. Nessa situação, é importante eliminar a causa para tentar salvar a planta.
Tire uma folha que apresenta o problema, leve a uma loja especializada e apresente para um atendente. Ele saberá identificar do que se trata e indicará a melhor forma de eliminar a causa.
Viu só como é fácil cuidar de planta murcha, conseguindo ressuscitá-la? Siga nossas dicas e tenha plantinhas sempre bonitas em seu lar!