Quando você sabe como escolher sofá, aumenta as chances de comprar um modelo incrível, que combina conforto e beleza. No entanto, nem todas as pessoas sabem exatamente como escolher esse móvel.
Esse é o seu caso? Sem problemas! A seguir, você confere dicas infalíveis de como escolher sofá. Veja quais são e aproveite para adotar todas ao adquirir o móvel, garantindo a versão perfeita!
5 dicas de como escolher sofá: conheça e não erre na compra
Se você seguir dicas especiais sobre como escolher sofá, realizará essa tarefa com muito mais facilidade e menor chance de erro. Abaixo, você confere quais são essas dicas:
-
Meça o local em que pretende deixar o sofá e a porta de sua casa
Pode parecer um detalhe pequeno, mas não é! Medir o local em que o sofá ficará garantirá o encaixe perfeito do móvel, evitando a necessidade de troca.
Além disso, medir a porta da casa dá outra segurança: a de que o móvel efetivamente passará por ela. Desse modo, não precisará de serviço de desmontagem e montagem.
Antes de partir em busca do sofá ideal, tenha esse cuidado de medir o local e a porta. Assim, evitará muita dor de cabeça com trocas ou tentando fazer o móvel entrar na casa.
-
Defina seu tipo de sofá preferido
Sabia que existem vários tipos de sofá? O clássico é o principal deles e também o com preço mais atrativo. Está disponível em versões com dois ou três lugares, embora haja modelos com mais assentos (ideal para famílias grandes).
Outro tipo é o sofá retrátil, que tem assento expansível, tornando-se praticamente em uma cama. É uma excelente alternativa para quem quer um sofá superconfortável.
No entanto, atenção a um detalhe: quando o sofá retrátil está com o assento aberto, ele ocupa um espaço maior na sala. Portanto, é uma alternativa que combina melhor com salas grandes ou médias.
Ainda há a opção do sofá reclinável, que tem encosto que fica na diagonal. Ele possibilita uma leve inclinação do corpo ao utilizá-lo, contribuindo para que tenha mais conforto.
Você também pode escolher o sofá-cama, se quiser um móvel multifuncional, que possa ser utilizado para dormir, seja por moradores ou visitas.
E qual a melhor opção? Na realidade, tudo depende de suas necessidades, orçamento e espaço disponível. Em todos os casos, esses tipos de sofá são sempre boas escolhas.
-
Considere o número de assentos
O número de assentos do sofá deve ser escolhido com base na quantidade de moradores da casa. Se for um casal, um sofá de dois lugares é suficiente, mas você pode escolher um com mais assento se quiser um espaço maior.
Outra informação importante a considerar é se você tem o costume de receber visitas com frequência. Em caso positivo, o sofá com número maior de assentos é uma boa escolha.
-
Verifique a espuma do sofá
A espuma do sofá é um detalhe muito importante, porque quanto melhor ela for, mais confortável e durável será o móvel. De maneira geral, recomenda-se que escolha sofás com espuma que varie de D28 a D33 (densidade).
Uma densidade menor que D28 significa que o sofá é muito macio, mas a espuma não oferece resistência. Por isso, pode estragar rápido. Já a densidade acima de D33 quer dizer que a espuma é muito dura.
-
Escolha detalhes decorativos
Outra dica infalível de como escolher sofá é se atentar aos detalhes decorativos. Defina a cor perfeita e o design ideal, sempre procurando alinhá-los com o restante da decoração. Assim, terá um visual harmônico na decoração.
Fácil, não é mesmo? Aplique todas essas dicas e escolha o sofá perfeito para seu lar, fazendo um excelente investimento!