Conseguir tirar mancha de transferência de cor pode ser desafiador, mas, quanto antes agirmos, maiores serão as chances de obtermos bons resultados.
Para te ajudar nessa missão quase impossível, preparamos um guia com diversas dicas que podem te ajudar. Acompanhe e veja o que funciona para você!
Como tirar mancha de transferência de cor?
Na hora de tirar mancha de transferência de cor, podemos seguir algumas recomendações simples, mas que podem fazer a diferença.
Lembrando que, aqui, o tempo é o nosso maior aliado. Isto é, quanto mais tempo demorarmos para começar o tratamento da peça, pior será. Por isso, tente agir o mais rápido possível, combinado?
Vejamos o que pode ajudar nesses casos:
1. Use vinagre branco antes de a roupa secar
Antes mesmo de a peça de roupa secar, é importante aplicar o vinagre branco para tentar tratar o problema. O vinagre é muito conhecido por remover partículas de sujeira, sabão e amaciante das peças, deixando-as mais macias. No caso da coloração, em muitos casos ele pode ajudar a remover as partículas de cor, quebrando-as e removendo-as da peça em questão.
Por isso, aplicá-lo na área afetada pode ajudar. Se por acaso toda a peça estiver manchada, deixe de molho em uma mistura de 1 parte de vinagre e 3 de água limpa. É importante fazer essa imersão o mais rápido possível.
2. Lave com sabão e água fria
Depois de fazer o tratamento de emergência, é hora de dar continuidade ao processo. Aqui, é importante deixar a roupa de molho e lavá-la com água fria e sabão ideal para roupas brancas. Essa combinação também auxiliará na hora de remover a coloração que foi transferida.
É muito importante que a água seja fria ou até mesmo gelada, mas jamais quente. Afinal, água quente é usada para fixar a cor nos tecidos, o que pode ser um problemão para tirar mancha de transferência de cor.
3. Molho no tira manchas
Você tem algum tipo de tira manchas em casa? Então, depois de seguir as recomendações acima, poderá fazer a imersão na água com tira manchas. Lembre-se de seguir as recomendações do fabricante do produto para melhores resultados.
Muitas vezes, esse é o toque especial final que te ajudar a tirar mancha de transferência de cor.
4. Não deixe a peça secar e teste possibilidades
Por fim, é importante mencionarmos que você evite que a peça seque com a mancha ainda não tratada. Se perceber que os passos acima não surtiram efeito, você pode repetí-los ou fazer outros testes caseiros para remoção da mancha.
Porém, tudo isso sem deixar que a peça seque antes de você conseguir um bom resultado. Caso contrário, há grandes chances de você acabar tendo uma peça manchada de forma irreversível, pois a cor pode se fixar quando ela secar.
Esperamos que este guia possa te ajudar nessa missão tão importante. Aproveite e comente também as suas dicas para tirar mancha de transferência de cor!