Na hora de limpar colchão de bebê, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, não podemos usar qualquer tipo de produto, e também devemos manter uma certa regularidade nessa higienização, para obter bons resultados.
Pensando nisso, nós do Dicas do Dia preparamos este guia com um passo a passo super simples, mas que pode te ajudar. Acompanhe!
Como limpar colchão de bebê?
A forma de limpar colchão de bebê deve ser cuidadosa, para que o pequeno não fique exposto a bactérias e fungos que podem causar problemas de saúde.
Entretanto, isso não quer dizer que você terá que investir horas e horas nessa limpeza. Pequenos cuidados já vão te ajudar. Confira só:
1. Troque a roupa de cama a cada três dias
Antes de querer higienizar profundamente o colchão do seu bebê, lembre-se de que é importante trocar a roupa de cama a cada três dias. Essa troca é fundamental para evitar o acúmulo de poeira, ácaros e, claro, fungos e bactérias.
Entretanto, se o bebê sujar a roupa de cama, como ocorre quando vaza a fralda ou quando o pequeno sua demais dormindo, é importante trocar também.
Esse é o primeiro passo para um quartinho mais limpinho e confortável.
2. Aspire o colchão do bebê
Após a troca da roupa de cama, você pode passar o aspirador de pó no colchão. Essa etapa precisa ser feita com bastante atenção – e uma boa dose de paciência – para que seja possível remover o máximo possível do pó e de outras sujeiras ali presentes.
Porém, se porventura você não tiver um aspirador de pó em casa, poderá usar uma escova de cerdas levemente macias, para escovar a superfície. Faça isso em uma área ao ar livre, para não encher a sua casa de pó, é claro.
3. Esfregue a superfície com água e detergente neutro
A superfície do colchão precisa ser limpa com cuidado para manter a saúde e o bem-estar do seu pequeno. Sendo assim, para limpar colchão de bebê você pode:
- Usar uma escova macia;
- Umedecer, com um borrifador, a superfície do colchão. Não encharque, apenas deixe um pouco mais úmido;
- Usar um pouquinho de detergente neutro na escova para esfregar toda a superfície, umedecendo novamente quando necessário;
- Por fim, use um pano úmido para remover toda a espuma que se formou, enxaguando-o eventualmente para que ele consiga absorver bem essa espuma.
4. Deixe secar em um ambiente arejado
Por fim, você só vai precisar deixar o colchão secando em uma área bem arejada da sua casa, para garantir que não haja umidade em seu interior. Dessa maneira, é possível obter uma limpeza bem interessante, combatendo, inclusive, possíveis manchas.
Não use produtos químicos na limpeza
Lembre-se sempre de que estamos falando de limpar colchão de bebê, logo, não podemos usar produtos químicos nessa limpeza. Caso contrário, poderíamos acabar causando irritações na criança. Cuidado com esse tipo de coisa!
Na dúvida, converse com um especialista e sempre leia as embalagens dos produtos que você deseja usar.