Para organizar a limpeza da cozinha, podemos recorrer a algumas práticas que, por mais que sejam simples, nos ajudam a ter um maior controle das demandas diárias.
Neste texto, elencamos algumas ações que você pode tomar com esse objetivo. Não deixe de conferir as dicas!
Como organizar a limpeza da cozinha?
Se você sente dificuldades para organizar a limpeza da cozinha, talvez esteja na hora de ter um verdadeiro checklist que vai te ajudar a concluir tarefas diariamente e semanalmente, de modo que o dia a dia fique mais prático e sua cozinha se mantenha limpa por mais tempo.
Nos passos abaixo, descrevemos algumas possibilidades que poderão te ajudar. Cabe a você avaliar o que pode ser mais interessante no seu caso e assim aderir às dicas:
1. Lave a louça sempre após as refeições
Não há como organizar a limpeza da cozinha sem lavar a louça depois de cada refeição. Se começarmos a deixar as louças acumulando, consequentemente teremos problemas com o aspecto de limpeza desse cômodo, concorda?
Afinal, como a cozinha poderá ficar limpa se a pia estiver cheia de louça para lavar e secar?
Por isso, tente adotar o hábito de sempre lavar a louça depois de comer, evitando o acúmulo no decorrer do dia.
2. Limpe a bancada e o fogão uma vez ao dia
As suas bancadas precisam ser higienizadas diariamente, assim como o fogão, para conseguir organizar a limpeza da cozinha da melhor forma possível.
Isso porque, essas superfícies podem acumular gordura, poeira e até mesmo restos de comida, que causam uma impressão nada agradável e ficam facilmente sujas.
Você não precisa fazer uma limpeza profunda. Às vezes, um pano úmido com um pouquinho de detergente neutro já dá conta do recado.
3. Limpe os eletrodomésticos uma vez por semana
Os eletrodomésticos também precisam de uma atenção especial e necessitam ser limpados cerca de uma vez por semana – em algumas casas, essa limpeza pode ser mais frequente, se necessário.
Essa limpeza pode ser feita com sabão neutro e água, mas, dependendo da quantidade de sujeira, talvez seja preciso aplicar produtos específicos.
4. Não deixe louça ou comida sobre bancadas e fogão
Ainda sobre a bancada e a lavagem das louças, na hora de organizar a limpeza da cozinha, sempre certifique-se de guardar cada item no seu devido lugar, nunca os deixando na superfície dos móveis.
Afinal, esse excesso de comida e louça, mesmo que limpa, pode criar um aspecto de bagunça.
5. Passe um pano úmido com detergente no chão
Se houver possibilidade de fazer isso diariamente, melhor ainda! O pano com detergente neutro ajuda a remover partículas de gordura do chão, ao mesmo tempo em que deixa o seu piso mais limpinho e livre de bactérias específicas.
6. Aspire diariamente a cozinha
Por fim, você também pode passar o aspirador de pó, todos os dias, para organizar a limpeza da cozinha. Assim, é possível remover partículas de sujeira e o pó que pode se acumular no ambiente.
Combinar o uso do aspirador com um pano úmido com detergente pode ser ainda melhor. Experimente!