Se você recebe cobranças de dívidas que nunca fez, existe uma grande chance de que estejam usando seu CPF indevidamente. Isso é muito comum em casos de golpes e é um crime.
Mas como saber se realmente estão usando seu CPF? Aqui, indicamos diferentes formas de consulta. Continue a leitura para conferir quais são e aproveite para fazer a verificação em todas!
O que você precisa saber sobre verificar o uso do seu CPF
Uma das principais informações que você precisa ter é que não existe uma plataforma única de consulta. Portanto, se quiser saber se estão usando seu CPF, terá de pesquisar em múltiplos sites para identificar possíveis fraudes.
Além disso, a maioria dos serviços de consulta do CPF é gratuita. No entanto, existem alternativas pagas. O ideal é que só as utilize se realmente identificar indícios fortes de fraude. Dê preferência, a princípio, para os serviços gratuitos.
3 formas de descobrir se estão usando seu CPF
Falamos aqui que você deve fazer a consulta em diferentes plataformas. A seguir, apresentamos quais são as principais e damos dicas para você usar esses serviços com maior praticidade:
-
Site Registrato
Quer saber se alguém abriu uma conta bancária em seu nome e solicitou um empréstimo? Você pode verificar essa informação no site Registrato, do Banco Central.
Para realizar a consulta, você precisa ter uma conta gov.br no nível prata ou ouro. Acesse o site, informe seu CPF e senha para consulta ou crie uma conta no primeiro acesso.
Na página inicial, clique em “consultar” no serviço que desejar. É possível verificar contas abertas, empréstimos e financiamentos em seu nome, entre outras informações financeiras.
-
Serasa e SPC Brasil
Você sabia que dá para verificar se alguma empresa consultou seu CPF no Serasa e SPC Brasil (órgãos de proteção ao crédito)? Quando uma consulta é feita, é sinal que alguém solicitou um serviço financeiro, como um empréstimo.
Para fazer essa verificação, basta acessar o site do Serasa e do SPC Brasil, e clicar em “consultar CPF”. No Serasa, você pode solicitar de graça uma lista de consultas ao seu CPF nos últimos dois anos.
Além dos serviços de consulta, o Serasa e o SPC Brasil disponibilizam planos premium de monitoramento do CPF. Com ele, é possível receber notificações de qualquer movimentação envolvendo seu documento.
-
Pesquisas no Google
Pode não parecer, mas o Google é seu aliado em descobrir se seu CPF foi usado indevidamente. Por meio dele, dá para descobrir se há filiações partidárias ou se seu nome foi utilizado para comentários em redes sociais.
Mas como descobrir isso? Simples: basta realizar buscas no Google usando seu nome e CPF. Para refinar ainda mais essa pesquisa, mencione seu nome e documento entre aspas.
O que fazer se for vítima de fraude?
Seu primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência (BO), que muitas vezes pode ser feito online, na delegacia do município onde você reside. Esse documento é essencial e solicitado pelas empresas, principalmente por bancos e financeiras.
Junte eventuais comprovantes e tente resolver a questão amigavelmente junto à empresa onde empréstimos e financiamentos foram feitos.
Se for uma instituição financeira, é preciso comprovar que você não solicitou o serviço. Apresente o BO e eventuais documentos de movimentação de sua conta.
Caso não resolva amigavelmente, dá para processar a empresa, sobretudo se houver cobrança contínua de dívidas que você não fez.
Dependendo do valor da causa, você não precisa de advogado para processar, basta se dirigir ao Juizado Especial Cível (JEC) da região onde mora. Tenha consigo toda a documentação necessária.
Se a causa tiver valor alto, é obrigatório ter o suporte de um advogado. Caso não tenha condições de pagar um, solicite o apoio da Defensoria Pública.
Siga nossas dicas e aproveite para se proteger, evitando dor de cabeça com seu CPF!