Você sabia que existem erros que acabam com a panela antiaderente? São atitudes comuns que não percebemos que podem danificar o utensílio de forma irreversível.
Aqui, você descobre 5 erros que prejudicam sua panela antiaderente e confere como evitá-los. Continue a leitura para conhecer e siga nossas dicas para proteger seu utensílio!
Panela antiaderente: 5 erros para evitar e proteger o utensílio
Se não souber usar e cuidar de sua panela antiaderente, há um grande risco de danificar seu revestimento. Com isso, os alimentos começam a grudar no utensílio, que perde sua funcionalidade.
Isso geralmente acontece quando se comete erros pontuais no uso e limpeza da panela. A seguir, apresentamos os mais comuns e como evitá-los, aumentando a vida útil do seu utensílio:
-
Usar spray de óleo ou azeite
Embora o spray de óleo ou azeite facilite a aplicação do produto na panela, ele provoca um problema muito frequente: cria uma camada de gordura sobre o utensílio.
O grande problema é que essa camada é difícil de remover. Se não lavar a panela corretamente, cria-se várias camadas e gordura, o que pode comprometer o utensílio.
Além disso, pode ser prejudicial à saúde, pois há uma maior chance de acumular resíduos de alimentos. Com isso, há uma proliferação de bactérias que podem infectar sua refeição.
O ideal é evitar o uso de gordura! Se mesmo assim quiser utilizá-la na panela antiaderente, recomenda-se que lave bem o item, usando uma esponja macia e detergente líquido.
-
Lavar na máquina
As panelas antiaderentes podem sofrer danos em seu revestimento ao serem lavadas na máquina. Isso ocorre principalmente pelo calor excessivo e uso de detergentes mais abrasivos, o que altera a camada antiaderente.
Antes de colocar sua panela na máquina, verifique quais são as instruções de lavagem do fabricante. Se proibir o uso de máquina de lavar louça, é melhor higienizar o item à mão.
Quer ter maior praticidade ao lavar panela antiaderente? Deixe-a de molho com um pouco de água e detergente líquido. Também dá para fazer uma mistura caseira de água e bicarbonato de sódio em proporções iguais e aplicar na panela. Então, prossiga com a lavagem.
-
Utilizar utensílios de metal ao cozinhar na panela
Você usa utensílios de metal ao cozinhar, como colheres e espátulas? Pare com esse hábito porque há um risco alto de comprometer o revestimento antiaderente.
A recomendação é que opte por colheres ou espátulas de pau ou silicone, pois não riscam a panela. Assim, dá para manter o utensílio em bom estado por muito tempo.
-
Lavar a panela usando esponja de aço
Atenção para uma regra: sempre que lavar a panela antiaderente, você NÃO deve usar esponja de aço, mesmo se estiver com uma camada mais grossa de resíduos.
A esponja de aço é muito abrasiva e pode acabar com o revestimento de suas panelas em um piscar de olhos. Isso também acontece quando você lava o utensílio usando a parte mais dura da esponja de louças.
Se sua ideia é preservar a panela por muito mais tempo, use somente a parte macia da esponja de lavar louças. Além disso, não raspe o fundo da panela com facas ou outros utensílios.
-
Manter a panela em fogo muito alto
Há quem goste de cozinhar em fogo muito alto, mas saiba que isso prejudica as panelas antiaderentes. O calor em excesso pode alterar o revestimento antiaderente, comprometendo sua qualidade.
O ideal é utilizar o utensílio no fogo baixo ou médio. Possui pressa em preparar o alimento? Então, considere utilizar outro tipo de panela, para não danificar o antiaderente.
Agora que você já sabe quais são os principais erros, procure evitá-los no dia a dia e cuide corretamente de sua panela antiaderente!