Saber desinfetar as pias corretamente pode ser difícil, mas com um passo a passo simples é possível ter um bom resultado.
Neste texto, vamos te ajudar a criar uma espécie de cronograma para a limpeza frequente das suas pias. Acompanhe e confira todos os detalhes!
Como desinfetar as pias corretamente?
Para desinfetar as pias corretamente, você não precisa – e nem deveria – misturar uma grande quantidade de produtos de limpeza. Afinal de contas, essa mistura pode ser bem perigosa para a sua saúde.
Por conta disso, use sempre produtos de acordo com as recomendações do fabricante, considerando alguns passos que podem ajudar, como:
1. Escolha um desinfetante e aplique
Escolha um desinfetante para aplicar na sua pia, pois esse é o primeiro passo para obter um bom resultado. No mercado, é possível encontrar uma grande quantidade de desinfetante, para os mais diversos tipos de bactérias e microorganismos.
Avalie qual pode ser a melhor opção para o tipo de pia que você precisa limpar – por exemplo, a pia da cozinha e do banheiro podem ter necessidades diferentes.
Além disso, use apenas um desinfetante nessa limpeza, pois, como comentamos, aplicar vários tipos juntos podem causar malefícios à saúde.
2. Esfregue a pia com itens adequados para essa limpeza
Depois de deixar o seu desinfetante agindo pelo tempo indicado na embalagem, comece a esfregar a pia com itens adequados. Isto é, use escovas e esponjas que você usa apenas para esse tipo de limpeza, para não correr o risco de contaminar a sua pia, especialmente da cozinha.
Também use produtos que não irão riscar e danificar a pia, sempre respeitando os limites dela.
Não se esqueça de esfregar cada cantinho, além das bordas do ralo e a própria torneira. Para o ralo, em si, prefira usar outra escova, separada, específica para essa limpeza.
3. Enxágue abundantemente
Após o processo de esfregar tudo com muito cuidado, lembre-se de enxaguar abundantemente. Remova todos os vestígios de desinfetante e, também, de sujeira que possa ter se soltado.
4. Dê um toque final com detergente
Finalize esse processo dando um toque final com o detergente. Essa limpeza pode ser feita com uma esponja limpa e água morna. É só esfregar toda a pia com o detergente e depois enxaguar bem, que isso dará o toque final no processo e removerá o restinho de sujeira que possa ter permanecido.
5. Seque bem e aplique álcool
Depois de enxaguar bem e se certificar de que conseguiu desinfetar as pias corretamente, é hora de secá-las para deixá-las pronto para o uso.
Essa secagem é importante para prevenir que bactérias e outras sujidades acabem se proliferando por conta da umidade. Portanto, use um pano limpinho para isso.
Inclusive, aplique um pouco de álcool nesse pano, para desinfetar bem e até mesmo acelerar a secagem das suas pias.
Dessa maneira, você conseguirá deixá-la mais limpa, por muito mais tempo. Porém, lembre-se de que as manutenções periódicas fazem toda a diferença, combinado?