Conseguir manter os sapatos perfumados pode ser um desafio, especialmente para quem lida com o incômodo de ter uma grande sudorese nos pés.
A boa notícia é que existem formas de combater esse mau cheiro, deixando os sapatos limpinhos por mais tempo. Quer saber como? Confira no decorrer deste texto!
Sapatos perfumados: como evitar odores
Para ter sapatos perfumados, é necessário adotar uma rotina de cuidados. Algo que deve ser colocado em prática com frequência, e não apenas quando os calçados já estiverem com um cheiro desagradável.
Dessa forma, será mais fácil manter o cheirinho bom, tomando menos tempo na hora de cuidar dos sapatos. Veja algumas considerações que podem te ajudar:
1. Use apenas com os pés secos e limpos
Essa dica é muito importante, mas, infelizmente, nem sempre conseguimos cumpri-la quando estamos caminhando na chuva, não é mesmo? Porém, se você quer ter sapatos perfumados, lembre-se de usá-los sempre com os pés secos e limpos.
Caso molhe os pés na chuva, tente tirar os sapatos o mais rápido possível, para evitar a proliferação de bactérias.
2. Higienize após cada uso
A higienização do sapato após cada uso também faz toda a diferença. Nesse processo, você pode passar um lenço umedecido na parte de dentro do sapato, para remover partículas de sujeira, por exemplo.
Além disso, se houver a necessidade, sugerimos que você lave, com água e sabão neutro, a parte de dentro do calçado.
3. Use meias adequadas
As meias que você usa são realmente adequadas? Acredite, às vezes, a dificuldade para ter sapatos perfumados está relacionada ao uso inadequado de meias.
É importante preferirmos opções que permitem que a nossa pele transpire e respire, sem abafar. Caso abafe, podemos proliferar fungos e bactérias nos pés, prejudicando também o odor do calçado.
4. Aplique talco nos pés
O talco que você aplica nos pés também pode te ajudar. Primeiro, porque esse tipo de talco, normalmente, contém substâncias que ajudam a combater as bactérias causadoras do mau odor. Segundo, porque o talco absorve o excesso de umidade, deixando o pé mais sequinho.
5. Reveze o uso dos sapatos
Ao invés de usar todos os dias o mesmo par de sapatos, que tal começar a revezar, aos poucos? Esse tipo de uso vai evitar que você fique “sujando” apenas um dos calçados, e acumulando bactérias nele.
Além disso, o tempo de pausa no uso fará com que cada par tenha a oportunidade de “respirar”.
6. Guarde com sachês perfumados
Que tal guardar sachês perfumados no armário onde você deixa os seus sapatos perfumados? Assim, o sachê ajudará nesse odor mais agradável, proporcionando um efeito bem interessante. Experimente!
Você pode colocar os sachês no cantinho do armário e, caso seja possível, dentro dos sapatos – desde que não seja um sachê que prejudique o material do calçado.
7. Armazene corretamente
Por fim, lembre-se de armazenar em áreas com ventilação e sem excesso de umidade. Assim, manter os sapatos perfumados será muito mais prático.