O vazamento de gás é um dos problemas mais perigosos que podem acontecer na cozinha. Se for intenso e contínuo, há um grande risco de acidentes, como de asfixia e intoxicação.
Por isso, é importante saber como identificar o vazamento de gás, para agir de forma preventiva. Mas como fazer isso? Aqui, você descobre como identificar vazamentos. Vamos nessa?
Quais são os riscos do vazamento de gás?
Quando há um vazamento de gás, um dos principais riscos é o de explosão. O gás se acumula no espaço e há a possibilidade de explodir quando você acende uma luz ou liga um eletrodoméstico. Isso ocorre porque o acionamento pode gerar uma faísca e provocar a explosão e/ou incêndio.
Além disso, também há a possibilidade de asfixia e intoxicação pelo gás de cozinha. Isso é ainda mais perigoso em casos de vazamento mais intenso, em que não há circulação de ar no ambiente. Inalar o gás por um longo período pode, inclusive, levar à óbito.
Como identificar vazamento de gás?
Está em dúvida se há algum vazamento de gás em casa? Dá para identificar isso de maneira simples. A seguir, apresentamos algumas das mais eficientes para te auxiliar nesse processo:
-
Identifique se há cheiro de enxofre
Seu primeiro passo é identificar se há um cheiro forte de enxofre no ar. Se não notar o odor dessa substância, verifique se há cheiro típico de gás. Em muitos casos, somente a presença do odor já é um indicativo de vazamento em algum ponto.
-
Faça vistorias na instalação de gás
Outra forma de descobrir um vazamento de gás é fazer uma vistoria na instalação, principalmente em tubulações e conexões. Recomenda-se que procure por sinais de dano, como deformação, fissura ou corrosão.
Esses são sinais típicos de que a instalação está comprometida. Se notar qualquer um deles, existe uma chance alta de ter vazamento e é necessário providenciar o conserto.
-
Verifique se há sons estranhos
Quando há um vazamento de gás, é possível identificar sons estranhos perto da tubulação, linha de gás natural ou botijão. Normalmente, esse barulho se parece com um assobio.
Ao identificar qualquer som incomum próximo das instalações de gás, o ideal é consultar um técnico. O profissional capacitado saberá identificar o local exato e providenciará o conserto.
-
Faça o teste da espuma
O teste da espuma é muito eficaz em identificar vazamentos, principalmente em tubulações e conexões. Não sabe como realizá-lo? Sem problemas, basta seguir este passo a passo que preparamos para te ajudar:
- Passe uma esponja úmida com detergente líquido por toda a tubulação e conexões;
- Abra a válvula do gás;
- Verifique se há formação de bolhas de espuma em algum ponto. Em caso positivo, você identificou o vazamento e sua localização exata.
-
Confira a cor da chama
Também dá para identificar o vazamento conforme a cor da chama do fogão ou forno. Se ela estiver azul, isso é sinal de que tudo está certo.
Caso esteja laranja, vermelha ou verde, há uma boa possibilidade de ter problemas, desde vazamento até o entupimento do queimador do fogão ou forno.
-
Analise sua conta de gás ou consumo do botijão
Sua conta de gás aumentou bastante nos últimos meses, mas você não está cozinhando mais? Ou o botijão está durando menos que antes? Estes são indicativos típicos de vazamento!
O que fazer ao identificar o vazamento de gás?
- Feche a válvula imediatamente, para interromper o fluxo de saída;
- Ventile a área, abrindo janelas e portas;
- Não use fontes de ignição, como velas, equipamentos elétricos e eletrônicos, e luzes;
- Não utilize telefone no ambiente, tanto fixo como celular.
Coloque nossas dicas em prática e tenha muito mais segurança em casos de vazamento de gás!