Está em busca de formas de melhorar a alimentação? Essa pode parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas dá para transformar sua alimentação seguindo dicas infalíveis.
Aqui, você conhece quais são as principais e descobre os benefícios de melhorar a alimentação. Continue a leitura para conferir e siga todas as dicas para comer de forma saudável!
Por que melhorar a alimentação?
Quando você melhora sua alimentação, garante benefícios especiais que contribuirão para que tenha mais saúde. A seguir, indicamos quais são os principais:
- Maior ingestão de nutrientes essenciais para o corpo, garantindo seu correto funcionamento e o fortalecimento do sistema imunológico;
- Emagrecimento e maior controle do peso, uma vez que se faz uma ingestão menor de gorduras;
- Aumento da produtividade, já que comer melhor traz mais energia. Assim, você consegue fazer mais atividades no dia a dia, mantendo a disciplina, foco e concentração;
- Melhora da imunidade, pois uma alimentação saudável fornece todos os nutrientes que o corpo precisa para combater agentes causadores de doenças;
- Prevenção de doenças, porque quem come melhor consegue combater problemas de saúde importantes, que podem levar a complicações sérias, como a hipertensão e doenças cardiovasculares.
5 dicas de como melhorar a alimentação
Agora que você já conhece quais são os benefícios, resta uma dúvida: afinal, como melhorar a alimentação? Abaixo, você confere 5 dicas que separamos para te auxiliar nesse processo:
-
Evite alimentos com muita gordura
Uma fritura é deliciosa, mas pode fazer muito mal para o corpo. Sua gordura pode se acumular no organismo, levando ao ganho de peso, ao aumento do colesterol e ao comprometimento de artérias. Com isso, surgem os problemas cardiovasculares, como o infarto.
O ideal é reduzir o consumo de gordura, dando preferência para a saudável. Sempre fuja de gordura saturada e trans, que são as mais prejudiciais para o organismo e são mais comuns em industrializados.
-
Diminua o consumo de açúcar refinado
O açúcar refinado contribui para a inflamação do corpo e não possui nutriente algum, somente carboidrato. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Não aguenta ficar sem açúcar? Então, o ideal é que priorize o mascavo ou demerara, que é menos processado e têm nutrientes em sua composição. Se não gostar dessas alternativas, considere usar um adoçante ou mel, mas sempre sem exageros.
-
Reduza a ingestão de sal
Outra dica infalível para melhorar a alimentação é reduzir o consumo de sal. Ele é rico em iodo, que em níveis inadequados pode desequilibrar seus níveis hormonais. Paralelamente, sal demais pode causar pressão alta.
Gosta do fato que o sal realça o sabor dos alimentos, por isso costuma usá-lo bastante? Então, considere alternativas para tornar suas refeições mais saborosas. É o caso do uso de temperos secos e frescos, que são mais saudáveis.
-
Coma mais alimentos naturais
Os alimentos naturais têm o diferencial de serem ricos em nutrientes essenciais para o corpo. Eles são fontes de vitaminas, minerais, gorduras saudáveis, proteínas e fibras, por exemplo. Ou seja, tudo o que seu corpo precisa para funcionar bem.
Ao montar seu prato, procure deixá-lo o mais colorido possível, variando entre grãos, legumes, verduras e frutas. Quanto maior a diversidade, melhor.
-
Evite exageros e divida suas refeições ao longo do dia
Você é daqueles que têm o costume de comer muito de uma só vez? Saiba que tudo o que é demais é prejudicial à saúde. Recomenda-se que reduza a quantidade de alimentos, comendo o suficiente para ficar satisfeito.
Para evitar que fique com fome durante o dia, indica-se que divida melhor suas refeições, ingerindo algo a cada três horas. Faça um pequeno lanche entre as refeições principais.
Viu só como é fácil melhorar a alimentação? Siga essas dicas e viva com mais saúde!